Uma atitude inusitada chamou atenção de quem passou pela Avenida Três Barras no início desta semana, descalço, um jovem de 16 anos ajuda um homem a carregar toras de madeiras que haviam caído de um caminhão. As imagens foram registradas na última segunda-feira (18) mas só foram divulgadas nesta quinta-feira e rapidamente se tornaram virais nas redes sociais.

Espantado com a repercussão do vídeo, Henrique Fontoura, 16, conta que tinha acabado de sair da escola quando passou pelo local e viu um homem tentando, sozinho, recolocar as pesadas toras de madeira de volta no caminhão. Sem hesitar, pediu à mãe que parasse o carro e desceu para ajudar.

“Eu tinha acabado de sair da escola e estava voltando para casa quando percebi um homem sozinho tentando recolocar as toras de madeira que tinham caído no chão. Quando vi a situação, senti que era meu dever ajudar, já que aquelas toras eram extremamente pesadas e o homem não conseguiria empilhá-las sozinho”, relata o jovem, que está cursando o 2° ano do ensino médio.

Henrique
Cena foi registrada pela mãe de Henrique (Arquivo pessoal)

Henrique diz que, naquele momento, não percebeu que sua mãe estava filmando a cena e muito menos esperava que o vídeo fosse postado nas redes sociais e se tornasse viral.

“Só soube do vídeo hoje, mas fiquei feliz em ver tantas pessoas me elogiando. Senti que fiz algo bom, e isso melhorou meu dia”, destaca.

Cheia de orgulho, a mãe Milena de Barros, 43, relata que na hora ficou com receio que Henrique se machucasse já que não estava com equipamentos de segurança, no entanto, a preocupação logo foi embora diante da nobre atitude do filho.

“Vimos o homem lá sozinho e diversas pessoas passavam, mas ninguém parava para ajudar, então meu filho decidiu ir lá e desceu descalço. Como as toras eram pesadas, fiquei com medo dele se machucar, entrar ferpas na mão, mas por sorte foi tudo bem”, disse.

Segundo as testemunhas, o acidente pode ter ocorrido devido à carroceria do caminhão ser inapropriada para carregar as toras de madeiras e por estarem prendas de forma inadequada.

A mãe acrescenta que seu filho é discreto e não gosta de se expor nas redes sociais, mas que ajudar os outros é algo que ele faz sempre que pode. Ela afirma que a decisão de postar o vídeo teve o objetivo de incentivar mais pessoas a terem atitudes como a de Henrique.

“Gosto de compartilhar as conquistas dos meus filhos, mas nunca imaginei que isso teria tanta repercussão. Esta geração precisa ser inspirada por exemplos de boas ações, e a internet é uma ferramenta poderosa para mostrar coisas positivas”, enfatiza a mãe.

Para Henrique, a nobre atitude foi algo instintivo, que reflete os valores com os quais ele foi criado.

“Agradeço a Deus por me dar a capacidade de ajudar os outros, porque todos na Terra somos iguais, todos somos irmãos, e devemos ajudar sempre que pudermos, para que também possamos receber ajuda quando precisarmos”, conclui.

Veja o vídeo: