A previsão semanal para será de contraste com sol e chuva, devido às instabilidades meteorológicas, clima típico de verão. As mudanças do tempo serão isoladas, enquanto a região norte enfrenta , ao sul os milímetros serão “tímidos”.

Segundo o (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a atuação de uma alta pressão atmosférica em médios níveis favorecem o dia ensolarado e variação de nebulosidade a terça-feira (12), mas sem descartar pancadas isoladas, que pontualmente podem registrar tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente nas regiões norte e nordeste.

“As instabilidades atmosféricas ocorrem, principalmente no período da tarde/noite, devido à disponibilidade de calor e umidade”, explica o monitoramento.

Na terça-feira, a previsão é de temperaturas mínimas entre 21 e 23°C e máximas de 34°C na região sul e leste. Para as regiões sudoeste, norte, pantaneira e bolsão são esperadas mínimas entre 24 e 27°C e máximas de até 37°C. Em Campo Grande, são esperadas temperaturas mínimas entre 22-23°C e máxima de até 33°C. Também é esperado rajadas de vento de 30 km/h e que podem ultrapassar 50 km/h.

Típico de verão

Entre quarta (13) e quinta-feira (14), os sul-mato-grossenses enfrentam calorão. Haverá sol, aumento de nebulosidade e probabilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada e, localmente, podem ocorrer chuvas intensas acompanhadas de tempestades com raios e rajadas de vento.

O Cemtec relembra que o cenário é uma situação típica de verão, pois, com disponibilidade de calor e umidade, as chuvas tendem a ser irregulares, onde chove em uma cidade ou bairro e na
cidade/bairro vizinho não passa de um aumento de nebulosidade.

“Além disso, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai favorece a formação de nuvens e chuvas”, descreve.

Nesses dias estão previstas temperaturas mínimas entre 22 e 23°C e máximas que podem atingir os 36°C nas regiões sul e leste. Para as regiões sudoeste são esperadas mínimas entre 27-29°C e máximas de até 37°C. Para as regiões pantaneira, bolsão e norte esperam-se mínimas de 24 a 25 e máximas de até 35°C. Em Campo Grande, são esperadas temperaturas mínimas de 23 a 24°C e máxima de até 34°C.