A tarde de Natal em registra tempo abafado, nesta segunda-feira (25), apesar de sol pela manhã. A cidade está em alerta de tempestade, com chances de queda de granizo, chuva intensa e rajadas de vento de 100 km/h.

O (Instituto Nacional de Meteorologia) indica que as chuvas podem variar de 30 a 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros ao dia, acompanhando ventos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. O aviso é válido das 12h de hoje a 10h de terça-feira (26).

A condição favorece o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Portanto, a recomendação é evitar se abrir debaixo de árvores ou torres de transmissão e placas de propaganda.

Estão no aviso: Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Campo Grande, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, e Vicentina.

As regiões norte e do bolsão permanecem com chance de tempestade e chuvas intensas, no aviso amarelo, com grau de severidade de perigo potencial. Pode chover de 30 a 50 milímetros ao dia, com ventos de 40 a 60 km/h.

inmet
Todo MS está em alerta de chuvas (Inmet)

Sol e chuva

O (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que as instabilidades atmosféricas ocorrem devido ao transporte de calor e umidade, aliado a passagem de cavados. Além disso, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o e a aproximação e avanço de uma frente fria oceânica favorecem a formação de nuvens e chuvas.