Com intuito de fomentar a ciência, foram iniciadas nesta quarta-feira (18), as atividades da SNCT (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia), na Maria Eliza Bocayuva Correa Da Costa, em Campo Grande.

Entre os dias 18 a 20 de outubro serão realizadas 30 atividades que envolvem palestras, Mostra de Ciência, apresentações científicas, workshops e rodas de conversa voltadas aos alunos da rede pública de ensino e comunidade em geral, nos municípios de Campo Grande, Sidrolândia, e Nova Andradina.

é um Estado que está muito bem no cenário nacional, um Estado que avança muito e que se preocupa muito em gerar oportunidades para os jovens. Por isso, quando a gente faz a semana de ciência e tecnologia, é para despertar e mostrar outro caminho no mundo que é o da ciência, tecnologia e inovação”, destacou o secretário Jaime Verruck, da Semadesc.

O evento viabilizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul é realizado pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), por meio da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS), SED (Secretaria de Educação), UFMS e UEMS.

SNCT 2023
SNCT 2023 (Divulgação)

Secretário Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ricardo Senna, destacou o evento visa despertar o interessa na ciência e tecnologia aos estudantes.

“Ciência e tecnologia só se faz com preparação, com muita inteligência, com muita integração, pois hoje o estudo não é mais individualizado tudo o que a gente sabe precisa ser compartilhado com outras pessoas”, comentou.

Em seguida, Senna ministrou palestra sobre Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo aos estudantes da Estadual Maria Eliza Bocayuva Correa Da Costa. O evento também contou com a participação do secretário de Educação Helio Daher.

SNCT

Instituída por meio de decreto em 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada anualmente no mês de outubro com a proposta de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Com o tema “Ciência Básica para o Desenvolvimento Sustentável”, a proposta é mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país, oferecendo também uma oportunidade para a população brasileira conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica.

Clique aqui para ver a íntegra da programação da SNCT em Mato Grosso do Sul.