Beneficiários do amanheceram na fila do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Noroeste, em , para atualizar os dados cadastrais do Bolsa Família, às vésperas do prazo final determinado pelo Governo Federal, esta quarta-feira (30). Nesta manhã, o movimento é tranquilo e sem lotação.

Segundo servidores, o atendimento acontece por demanda espontânea, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Entretanto, o tempo de atendimento de um beneficiário varia e pode demorar cerca de 40 minutos, por análise de toda documentação. Com isso, a espera pode ser longa, caso um beneficiário chegue às 16h30, pode não conseguir ser atendido.

Isaura De Góes, de 63 anos, chegou à unidade antes da abertura do portão, por volta das 6h40, e já havia cinco pessoas na sua frente. Apesar de chegar cedo, ficou aguardando três horas na fila, às 9h30 ainda não tinha sido atendida. Ela sofre com artrite, artrose e osteoporose.

O Bolsa Família é a única renda que consegue e recebe desde fevereiro deste ano, após se aposentar das atividades de serviços gerais. “Minha vizinha me avisou [necessidade de atualização], vim ver se está tudo certo. Tomo remédio, quando não tem [no posto de saúde], tem que comprar. Recebo R$ 600”, descreve.

Atualização cadastral do bolsa família (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Nancy Gimenez, de 34 anos, é diarista e foi alertada pela central que havia inconsistência nos dados do cadastro, o sistema escolar indicava falta na frequência do filho de 14 anos, que estuda na região. “Recebo R$ 600 para aluguel e conta de luz. Recebo [benefício] desde dezembro do ano passado”.

O serviço também atende quem pretende voltar a receber o Bolsa Família, como Natividade Ruiz, de 59 anos, que perdeu o programa após ser empregada, entretanto, foi demitida e necessita do suporte. “Vim tentar de novo. Antigamente, recebia R$ 600 que ajudava a pagar luz e água”.

Suspensão de benefícios

Os beneficiários têm até quarta-feira (30) para agilizar a atualização dos dados cadastrais no programa. De forma geral, a considera a falta de atualização dos dados de cadastro ou descumprimento das regras do programa. A nova estrutura do Bolsa Família corrige distorções do programa anterior, o Auxílio Brasil, focando em famílias vulneráveis e em situação de pobreza.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, os principais motivos de bloqueio, cancelamento ou suspensão são:

  • Famílias que não atualizaram os cadastros, por exemplo, mudaram de telefone ou endereço e não informaram a situação cadastral;
  • Inconsistência de dados cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único);
  • Renda mensal de R$ 218 por pessoa por 24 meses;
  • Ausência de saques;
  • Famílias do Bolsa Família que solicitaram e receberam o Seguro Defeso, para pescadores artesanais;
  • Falta de atualização cadastral em dois anos.
calendário
Calendário do Bolsa Família (Alicce Rodrigues, Midiamax)

O que fazer para evitar problemas?

A família deve consultar a situação no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), Central do Cadastro Único, localizada no bairro Amambaí ou Centros de Convivência, e apresentar a justificativa a um técnico.

Entretanto, o beneficiário deve ficar atento à documentação necessária, pois há uma série de requisitos no programa social.

  • Carteirinha de vacinação das crianças em dia;
  • Acompanhamento pré-natal, no caso de gestantes;
  • Frequência escolar mínima de 60% para de 4 a 6 anos e 75% para os filhos de 6 a 18 anos;
  • Acompanhamento nutricional de crianças em dia.