Pular para o conteúdo
Cotidiano

Saúde não constatou maus-tratos em menina morta que passou 30 vezes por atendimento

Apesar da quantidade de idas ao posto de saúde, ninguém suspeitou de violência contra a criança
Priscilla Peres -
Foto: Henrique Arakaki/ Midiamax

O protocolo manda que profissionais de saúde denunciem à polícia e ao caso de maus-tratos em crianças, quando constatado em atendimento. Mas mesmo em 30 visitas à unidade de saúde, ninguém suspeitou de agressões na criança de 2 anos morta.

A criança morreu na quinta-feira (27) e foi levada pela até o UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Coronel Antonino. Ela chegou até lá morta e, segundo relatos médicos, haviam hematomas pelo corpo e sinais de .

A mãe e o padrasto estão presos, suspeitos do crime. A Secretaria Municipal de Saúde de , afirma que mesmo em 30 consultas em unidades básicas de saúde, em nenhuma delas houve constatação de maus-tratos.

Isso significa que nenhuma denúncias foi feita. Pois caso houvesse a constatação pela equipe de saúde, Conselho Tutelar e Polícia deveriam ser acionados. O que nunca ocorreu neste caso.

Ainda de acordo com a Sesau, há relatos de vômito, febre e ossos quebrados, entre os atendimentos feitos à criança de dois anos.

O sistema municipal de saúde também não se atentou a quantidade de consultas. Todas ficam salvas no prontuário médico da criança. Porém, devido a rotatividade de profissionais nas unidades e turnos, ninguém teve dimensão da quantidade de atendimento.

Família denunciou agressões há 1 ano

família da criança já havia denunciado o padrasto e a mãe da menina pelo crime de maus-tratos há 1 ano. Tanto a mãe como o padrasto da criança estão presos.

O primeiro registro feito por maus-tratos foi no dia 31 de dezembro de 2021, pelo pai da menina, na DEPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente). Nele o pai narra que foi casado com a mãe da criança por 3 anos, e que após a separação tinha direito a visitas livres, e toda vez que ia buscar a filha, a criança estava com hematomas.

Quando questionava a ex-mulher sobre os machucados da filha, a mulher relatava que a criança havia caído ao brincar com um gato. Toda vez que a menina ia para sua casa estava machucada e ele passou a questionar a mãe da criança insistentemente.

Os hematomas pararam de aparecer por um tempo. O pai da criança ainda disse que conversou com sua ex-sogra que relatou que a filha estava maltratando a neta constantemente e que a menina era mal alimentada e vivia em condições insalubres.

O outro registro de boletim de ocorrência foi no dia 21 de novembro de 2022, quando a criança apareceu com a perna quebrada e com hematomas nas costas. A mãe da criança disse ao ex-marido que a filha havia caído no banheiro.

A criança chegou a ser levada para a ser ouvida por psicólogos na DEPCA, mas como tinha pouca idade não foi possível realizar escuta especializada. Na época, foi pedido exame de corpo de delito.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com infecção sinusal, George Clooney cancela compromissos no Festival de Veneza

Macron surpreende ao exibir abdômen definido durante férias na Riviera Francesa

O anel milionário de Taylor Swift : até US$ 5 milhões em diamantes

Cacheia Campo Grande, Clube de leitura e Cine Clubinho são opções de lazer no fim de semana

Notícias mais lidas agora

Produtor campo-grandense que atuou com cantores famosos é investigado por ligação com o PCC

Família acredita que criminoso ofereceu doces para sequestrar e estuprar Emanuelly

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

Idoso que matou esposa a tiros por divisão de bens é preso em Coxim

Últimas Notícias

Cotidiano

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 0 recebem parcela de julho nesta quinta-feira

Em MS, cerca de 190,6 mil famílias receberam o Bolsa Família neste mês e o próximo pagamento será nos últimos dez dias úteis de setembro

Economia

Receita paga penúltimo lote de restituição do Imposto de Renda nesta sexta-feira

Lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores

Mundo

EUA prorrogam parte de isenções à China

Órgão determinou uma prorrogação adicional de 90 dias

Mundo

Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, se encontrará com Xi e Putin em desfile militar na China

Kim se reunirá com um grande grupo de líderes mundiais pela primeira vez desde 2011