O sábado (23) promete ser de calor em Mato Grosso do Sul. Com dia quente e tempo seco, a previsão é que os termômetros novamente atinjam a ‘casa' dos 40°C em algumas cidades do Estado.

Campo Grande deve ter máxima de 37°C e sem previsão de . Em Três Lagoas, a máxima prevista é de 42°C e também não existe possibilidade de chuva no município.

Em Terenos, deve fazer calor, com termômetros registrando 38°C. deve ter máxima de 39°C e também não existe previsão de chuva.

Corumbá atinge 41°C e não deve chover na cidade. Ainda segundo o Clima Tempo, atinge 41°C com possibilidade de chuva rápida no município.

Em Coxim, a máxima é de 39°C e com possibilidade de chuva no período da tarde deste sábado.

Previsão é de 43°C no em MS

A onda de calor formada por um bloqueio atmosférico aliado ao fenômeno El Niño deve ganhar ainda mais força no fim de semana. De acordo com o Cemtec/MS, a previsão aponta para temperaturas máximas entre 40°C e 43°C

Para piorar a situação, aliado a previsão de calor intenso, é esperado temperatura do ar em níveis muito baixos, em torno de entre 10% e 20%. A onda de calor deve perder força só na segunda-feira (25), mas não há previsão de novas frentes frias.

A primavera começa oficialmente no sábado, 23 de setembro. De acordo com o Cemtec/MS, entre os dias 21 de setembro e 07 de outubro de 202 são previstos acumulados de chuvas de até 100 mm, com os maiores acumulados previstos para as regiões leste, sudeste e nordeste do estado de Mato Grosso do Sul.

Redobre cuidados com a saúde

Manter a hidratação é a principal recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde). A nutricionista Jackeline Stacy de Alcântara explica que nos períodos de altas temperaturas o corpo segue a natureza de tentar regular a temperatura, sendo assim, esse processo exige mais do metabolismo, que precisa eliminar mais água para o controle.

A alimentação influencia na maneira positiva ou negativa, a desregulação do hábito saudável acarreta episódios de má digestão, desidratação e sobrecarga renal.

“O ideal seria focar na hidratação, tomar bastante água e não vale o tereré, sucos de preferência da fruta, chás gelados, mas evitando os diuréticos, como o hibisco, chá-verde, cavalinha, etc., frutas com bastante teor de água também são ótimas, por exemplo, a melancia, melão, laranja e abacaxi. Aumentar o consumo de legumes e verduras é importante também porque são alimentos fontes de alguns minerais que perdemos com o excesso de transpiração, além de facilitar a digestão”.