Os moradores que vão curtir uma folga no feriadão prolongado da Semana Santa em Mato Grosso do Sul poderão sentir temperaturas mais amenas nos próximos dias. A meteorologia indica avanço da frente fria, derrubando o calor intenso para máximas de 27°C a 30°C. O tempo fica instável, devido à frente fria oceânica aliada a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai.

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) de quinta (6) a sexta-feira (7) há probabilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada e, pontualmente, mais fortes a tempestades com rajadas de vento e queda de raio. O acumulado pode ultrapassar 50 mm em 24h.

Por conta das instabilidades, as temperaturas serão mais amenas, a máxima será de 23 a 29°C, com maiores marcas nos termômetros em regiões norte, bolsão e pantaneira. Já as temperaturas mais leves devem ser registradas ao sul. Os ventos atuam de leste/nordeste e giram para o quadrante oeste com valores entre 30 e 50 km/h e pontualmente podem atingir valores acima de 50 km/h.

De sábado (8) a segunda-feira (10), a previsão mostra que o tempo fica firme com sol e variação de nebulosidade nas regiões pantaneira, sudoeste e sul-fronteira devido à atuação da circulação anticiclônica. Após a passagem da frente fria haverá uma leve queda das temperaturas, principalmente das temperaturas máximas.

Frente fria

No domingo (9) de Páscoa o frio deve chegar com mais intensidade, com temperaturas de 16 a 18°C, principalmente na região sul do Estado. Para as regiões norte e bolsão são esperadas chuvas de intensidade fraca a moderada e, localmente podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento devido ao deslocamento da frente fria.

Entretanto, algumas regiões podem registrar máximas de 31°C, esperadas na região do bolsão e as menores esperam-se para a região sul. Em Campo Grande as mínimas variam de 18 a 20°C, enquanto a máxima atinge 30°C. Os ventos atuam do quadrante sul com valores entre 30-50 km/h e pontualmente podem atingir valores acima de 50 km/h.