Quatro cidades de estão entre as cinco mais quentes do Brasil nesta sexta-feira (17), de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Os municípios que tiveram mais calor nesta sexta foram: 43,1°C; , 42,5°C; São Romão (MG), 42,0°C; Água Clara, 41,9°C e Coxim 41,5°C.

Nesta semana ocorreram máximas acima dos 41°C em (43,3°), Coxim (42,6°C) e Três Lagoas (42,1°C). Novos recordes de calor chegaram em Aral Moreira, Bataguassu, e Iguatemi.

A onda calor com baixa umidade do ar também formou ambiente atmosférico propício para a ocorrência e a propagação dos incêndios florestais no Pantanal que espalhou fumaça que, inclusive, chegou a Campo Grande.

Frente fria se aproxima de MS

Uma frente fria se aproxima do Mato Grosso do Sul e deve reduzir as temperaturas a partir do fim de semana. Em algumas cidades as temperaturas podem cair até 10°C. De acordo com o Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do em MS), uma frente fria deverá quebrar o bloqueio atmosférico, favorecendo chuvas e tempestades no Estado nos dias 19 e 20 de novembro.