Proprietários de veículos com placas de final 0 devem ficar atentos ao prazo do licenciamento 2023, que encerra no dia 31 (daqui a duas semanas).

Os condutores podem fazer o pagamento em qualquer agência do , via aplicativos de celular, ou na rede bancária credenciada: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Casas Lotéricas e Rede Pague Fácil.

Será considerado devidamente licenciado pelo -MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) o veículo que tiver todos os itens do licenciamento quitado, desde que não haja nenhuma outra pendência bloqueante, como comunicação de venda sem transferência, ou chamado de em atraso, por exemplo.

Além da guia impressa que chega no endereço cadastrado pelo proprietário, é possível emitir o boleto virtualmente. Basta acessar o Portal de Serviços meudetran.ms.gov.br ou aplicativo Detran MS, e na aba “Veículo”, escolher “Guia Licenciamento e Multas”.

O licenciamento é um documento de porte obrigatório e deve ser apresentado à autoridade de trânsito sempre que solicitado. O motorista flagrado circulando com veículo não licenciado comete uma infração gravíssima que, conforme o art. 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), prevê a perda de 7 pontos na CNH, multa de R$ 293,47 e tem como medida administrativa a remoção do veículo.