Com ações de regularização fundiária, construção e auxílio para financiamento da casa própria, a Agehab (Agência de Habitação Popular de MS) anunciou que mais de 2 mil famílias de irão realizar o sonho da casa própria até o fim do ano.

Na Capital, a Agência mantém programas e projetos como “Regularização Fundiária Urbana”, “Substituição de Moradia Precária”, “Produção Habitacional”, e mais recentemente, o “Bônus Moradia”.

A diretora-presidente da , Maria do Carmo Avesani Lopez, afirma que em 2023 foram distribuídos mais 600 títulos de regularização fundiária.

“Lançamos o Projeto Bônus Moradia, que auxilia com um subsídio na entrada, com recursos do Estado, que varia conforme a renda familiar na aquisição da casa própria financiada. A previsão inicial do projeto é atender mais de 700 famílias na Capital”.

Regularização
Regularização e escritura de casas no (Foto: Divulgação)

Regularização Fundiária Urbana

Entre janeiro a agosto deste ano, foram entregues 663 títulos de regularização fundiária, contemplando os bairros do Aero Rancho, Tarsila do Amaral, Portal Caiobá, I, II e III, Buriti, José Abrão, Parati, Recanto dos Rouxinóis, Estrela do Sul e das Hortênsias. Outros 118 títulos estão prontos e mais 1.066 estão em andamento e devem ser concedidos até o final de 2023.

“Famílias com renda de até cinco salários mínimos e que não possuam imóveis em seu nome, são isentas de todos os custos. Já as que possuem renda superior ou já tenham algum imóvel, pagam apenas uma taxa para o município”, disse Maria do Carmo.

Substituição de Moradia Precária

Por meio do Projeto Substituição de Moradia Precária, a Agehab mudou a realidade dos moradores da Cidade de Deus com moradias em melhores condições. Das 150 unidades contratadas, 107 foram entregues em 2022 e, este ano, serão as demais 43.

Projeto Produção Habitacional

O Projeto Produção Habitacional deve entregar até o final deste ano 43 unidades habitacionais na Aldeia Água Bonita.

Bônus Moradia

Criado em junho deste ano, o projeto Bônus Moradia concede subsídio de até R$ 25 mil – na entrada para facilitar a aquisição da casa própria financiada. Em Campo Grande a previsão inicial é atender 770 famílias.

Minha Casa Minha Vida

A Agehab está com projetos de 510 unidades habitacionais em parceria com o governo Federal e o município, em fase de análise na Caixa, para contratar este ano. O Estado irá aportar a contrapartida necessária para completar o valor do investimento.

As unidades serão destinadas para famílias do Grupo 1 com renda de até R$ 2.640,00.