Uma iniciativa do Governo do Reino Unido está a procura de candidatos sul-mato-grossenses para fazerem curso de mestrado na Europa durante um ano com tudo pago. De , o jornalista Edmar Figueiredo já foi um bolsista e hoje é embaixador da marca Chevening no Brasil.

O Programa Chevening é uma iniciativa do governo britânico que fornece bolsas integrais de mestrado, para todas as áreas do conhecimento, sem limite de idade, e está presente em mais de 160 países ao redor do mundo. Só no Brasil, aproximadamente 50 pessoas são selecionadas por ano.

De Mato Grosso do Sul, desde o início do programa, em 1984, apenas 5 pessoas foram beneficiados com a bolsa. Edmar foi o primeiro deles, na turma de 1995/1996. Outros dois sul-mato-grossenses integraram a turma 2016/2017.

bolsa
Jornalista Edmar Figueiredo (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

De 2017 para 2023, outros dois moradores de MS passaram no processo seletivo da Chevening e foram contemplados com a bolsa integral. Edmar hoje é presidente da ACIE (Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil).

Ele já teve passagens pela de vários estados e foi correspondente em Londres. Ele fez o mestrado em Jornalismo e Televisão em Cardiff, na do País de Gales, com bolsa da Chevening.

Como se inscrever para a bolsa?

bolsa
Candidatos podem estudar nos países que compõem o Reino Unido (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

De acordo com a Chevening Officer da Embaixada Britânica no Brasil, Lara Papesso, o programa busca candidatos com potencial de liderança para impactar positivamente a realidade brasileira e fortalecer a relação entre Brasil e Reino Unido.

Por conta disso, após o programa, o aluno volta ao Brasil e precisa permanecer no país por um período de 2 anos para aplicar os ensinamentos britânicos no seu ambiente. O objetivo principal é desenvolver os países em que a Chevening atua.

“Para você se aplicar para o Chevening, precisa de três pontos principais: ter cidadania brasileira; pode até ter outra cidadania, mas precisa ter uma brasileira; diploma de graduação em qualquer área de conhecimento. Nível técnico também envolve essa questão da graduação; e ter dois anos de experiência profissional; estágio ou qualquer tipo de experiência que você teve”, explica Lara ao Jornal Midiamax.

bolsa
Lara Papesso (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Primeiramente, o candidato precisa se inscrever de forma on-line – as inscrições abrem em setembro e vão até novembro – e depois, a entrevista presencial, que acontece em 12 capitais brasileiras – não incluindo Campo Grande.

“A gente veio aqui para Mato Grosso do Sul para promover aqui no Estado e conseguir que mais pessoas se candidatem, para que quem sabe, mais sul-mato-grossenses entrem no programa e o Estado seja representado lá no Reino Unido”, diz à reportagem.

bolsa
Palestra aconteceu na (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)