Os da Reme (Rede Municipal de Ensino) de irão aderir ao movimento nacional de em defesa do piso de 20h na próxima quarta-feira (26). De acordo com a ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), as atividades serão paralisadas ao longo do dia. 

De acordo com a (Secretaria Municipal de Educação), não há um balanço de quantas escolas municipais irão aderir à paralisação e a participação de cada unidade é facultativa. Algumas escolas já avisaram que não terão aulas na quarta-feira.

“As escolas tratam sobre a adesão à paralisação e comunicam a Secretaria de Educação”, afirma a pasta. 

O sindicato da categoria convocou os professores para participarem da “Greve Nacional da Educação” na quarta-feira, com concentração na sede da ACP, a partir das 8h. 

Entre as reivindicações estão a Lei do Piso; Plano de Cargo e Carreira; Segurança nas Escolas; Concurso Público; Gestão Democrática e Revogação do Novo Ensino Médio. 

“A A Reme acumula uma defasagem no piso 20h, que chega próximo aos 90%. Por isso, a educação vai parar! A atual legislação prevê um aumento de 40,57% no mês de maio e 10,3% no mês de outubro para o magistério da Reme. A prefeitura de Campo Grande precisa debater com a categoria, sobre o cumprimento da legislação”, pontua o presidente da ACP, professor Gilvano Bronzoni.

A programação da ACP ainda prevê, na quinta-feira (27), a protocolização na Câmara de Vereadores de uma Carta Aberta com solicitação de apoio a todas as pautas da educação pública. 

Movimento nacional

A Greve Nacional da Educação em defesa do Piso do Magistério faz parte da 24ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, promovida pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), desde a última segunda-feira (24) e segue até a próxima sexta-feira (28).