O tempo instável em Mato Grosso do Sul eleva a possibilidade da variação de sol, calor de 40°C, pancadas de chuva, rajadas de vento e baixa umidade do ar nesta segunda-feira (18).

A meteorologista e coordenadora do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Valesca Fernandes, explica que a formação de chuvas pode acontecer pelo aquecimento diurno, acompanhada de queda de raio e rajadas de vento.

A região pantaneira e norte, como em Corumbá e Coxim, devem registrar as mais altas temperaturas, acima de 42°C. O dia deve começar com poucas nuvens, e chances de pancadas de chuva no começo da tarde. A mínima é de 24°C.

Nesse período, o Estado enfrenta uma onda de calor que pode chegar a 42°C, aliada a baixa umidade do ar entre 10 e 20%. “Nestes dias, há probabilidade de os valores ficarem próximos ou serem atingidos os recordes de temperatura máxima e baixos valores de umidade no ano de 2023”, disse Valesca.

Em Campo Grande, deve repetir a previsão de domingo (17), marcar calorão e pode registrar chuva ao longo do dia. A mínima prevista é de 22°C e máxima de 36°C.

Na região sul, as mínimas entre 22°C a 24°C e máximas que podem atingir 40°C. Para as regiões norte, pantaneira, bolsão e sudoeste as temperaturas mínimas devem ficar entre 25°C e 27°C e máximas de até 42°C. Em Campo Grande, as temperaturas mínimas devem ficar entre 23°C e 26°C e máximas de até 38°C.

Além disso, os ventos atuam de leste/nordeste com velocidade entre 40 e 60 km/h e pontualmente podem ocorrer rajadas com velocidade ainda mais alta.