Uma nova frente fria em Mato Grosso do Sul deve derrubar as temperaturas, com recorde de menor temperatura do ano. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) prevê frio de 2°C a 6°C durante o feriadão de Santo Antônio.

As temperaturas ficam estável entre quinta-feira (8) e sábado (10), com dias ensolarados e variação de nebulosidade devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, ou seja, uma massa de ar que favorece o tempo seco. Nesses dias, a amplitude termina – diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima – seguem acentuadas, ou seja, mais amena durante a madrugada/manhã e rápida elevação gradativa durante o dia.

tempo

A formação de nevoeiro e/ou neblina é favorecida ao amanhecer, principalmente na região sul do estado. As temperaturas máximas poderão ultrapassar os 30°C e os índices de umidade relativa do ar ficam mais baixos, entre 20 e 40%, principalmente nas regiões norte e pantaneira. São previstas temperaturas mínimas entre 13 e 16°C e as máximas podem atingir valores de 31°C para as regiões sul e leste. São esperadas mínimas de 14°C a 18°C para região norte e 16°C a 30°C em Campo Grande.

Declínio de temperatura

A partir do domingo (11), a meteorologia indica mudança no tempo causada pela aproximação da frente fria, que está aliada ao intenso fluxo de calor e umidade, que favorece o aumento de nebulosidade e a formação de nuvens de chuva. Ainda segundo o Cemtec, haverá possibilidade de chuvas de intensidade fraca a localmente forte, com queda de raio e rajadas de vento, principalmente na região sudoeste, sul e pantaneira.

A próxima semana deve ser chuvosa em Mato Grosso do Sul e, a partir de terça-feira (13), a massa de ar frio avança pelo Estado causando queda significativa nos termômetros. A mínima chega a 10°C. Na quarta-feira (14), o frio será ainda mais intenso, com chance de marcar entre 2°C e 6°C principalmente no sul de MS.