Pular para o conteúdo
Política

‘Uma porquice’: Campo-grandenses reagem à falta de limpeza constante dos ônibus do Consórcio

Fiscal aposentado da Agetran disse que última limpeza dos ônibus aconteceu há três meses
Fábio Oruê -

Campo-grandenses reagiram à fala do fiscal aposentado Luis Carlos Alencar, ouvido na segunda-feira (12), na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Consórcio Guaicurus, sobre a limpeza dos ônibus em .

Comentários nas redes sociais do Jornal Midiamax corroboraram com a fala de Luis Carlos, que afirmou que não há manutenção no transporte coletivo e que a última higienização aconteceu há três meses.

“Só jogam água. Quando os bancos estão molhados, você passa uma toalhinha e Deus me livre de sujeira de que sai. É horrível”, comenta uma internauta. “Não sabia que eram limpos. Volta e meia tem vômito no chão”, relatou outra.

“Tem que andar com uma toalhinha ou pano pra limpar o assento. Isso quanto dá para sentar. Até a mão fica suja quando segura no ônibus”, relata uma usuária do .

LEIA – Transporte público em crise: má conservação e falta de ônibus lideram reclamações contra Consórcio

ônibus
Usuários reclamaram da higiene dos ônibus (Arquivo, Jornal Midiamax)

Limpeza dos ônibus x doenças

Uma centena de comentários refletem a realidade vivida pela ponta final no serviço de transporte coletivo da Capital. Os campo-grandenses também lembraram do surto de doenças respiratórias que Campo Grande vive, com lotação em UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e hospitais.

Nesse contexto, a higienização dos ônibus seria essencial para tentar frear o avanço das doenças. Entretanto, segundo o fiscal, não é possível fiscalizar a manutenção em todos os ônibus de Campo Grande.

“Olha, a gente fiscaliza, mas a gente não consegue pegar os 460 não”, respondeu para a vereadora Luiza Ribeiro (PT), quando questionado sobre a limpeza dos coletivos.

Assim, o fiscal aposentado da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) disse que a última higienização completa aconteceu há cerca de três meses. “Às vezes a gente faz, acho que, não lembro se foi em janeiro ou fevereiro, fez uma higienização na garagem à noite. Mas acho que foi feita uma questão de limpeza”, afirmou.

fiscal oitiva frota ônibus
Fiscal aposentado prestou depoimento na CPI. (Madu Livramento, Midiamax)

Frota velha, custo caro

O fiscal destacou que a frota velha do Consórcio Guaicurus acaba encarecendo a manutenção. Além disso, afirmou que aumenta os problemas.

“Olha, é impossível, o ar-condicionado nós temos em 17 veículos. Agora, chegando a denúncia, você consegue pegar pela câmera de imagens do próprio veículo”, disse para os vereadores.

Então, destacou que não atendem a frota toda em fiscalização. “A gente não consegue atender tudo isso. Essa frota que envelheceu, os problemas aumentam, a manutenção é muito mais cara, a manutenção preventiva acaba sendo reduzida. A quebra de um veículo de 12 anos vai ocorrer, mesmo que faça manutenção”, explicou.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Alice Wegmann diz que personagem a ajudou a superar abuso sexual: ‘Mudou minha vida’

sonho ser bailarina balé menina de 6 anos acidente onibus barra de ferro

Menina que teve perna amputada após acidente vai passar por nova cirurgia

Sobre ataques dos EUA, assessor de Khamenei diz que ‘jogo não acabou’

Confira as festas juninas neste fim de feriadão em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Morre homem atingido por tiros em emboscada no Jardim Aeroporto

Homem preso após agredir ex-namorada em via pública passará por audiência de custódia

Últimas Notícias

Esportes

Campo Grande prorroga inscrições para a 4° Copa de Futebol Amador

Os jogos ocorrem em diferentes campos da Capital

Emprego e Concurso

Curso gratuito de Dicção e Oratória está com inscrições abertas em Campo Grande

O curso ocorrerá nos bairros Caiobá e Jardim Noroeste

Cotidiano

Carro fica destruído após incêndio em Corumbá

Bombeiros utilizaram 400 litros de água para conter as chamas

Cotidiano

Luzes caindo do céu: Meteoros serão cada vez mais comuns em MS

Incidência de meteoros, na verdade, corresponde à entrada de lixo espacial na atmosfera