Após a morte de Pietro Gabriel Arguelho, aos 5 anos, pela picada de um escorpião, a Prefeitura de , a 97 km de , realizou uma ação de orientação e limpeza na região em que o menino morava, no bairro Parque Estoril. 

Dados da vigilância sanitária municipal apontam que, neste ano, já ocorreram 15 acidentes com escorpiões entre janeiro e agosto, com um óbito. Em 2022, foram 18 acidentes sem nenhuma morte.

De acordo com a Prefeitura, são feitas ações contínuas relacionadas a escorpião e arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti (responsável por dengue, zika e chikungunya) e o Mosquito-Palha (transmite a leishmaniose). 

As três principais ações são visitas às residências, limpeza e orientações à população com propagandas nas rádios locais e em carros de som. 

Nesta semana foram visitados cinco bairros: Estoril 1, Estoril 2, Estoril 3, Estoril 4 e Altos do Estoril. 

Neste trabalho, os agentes de endemias visitam as residências, fazem a vistoria e dão orientações sobre o que precisa ser feito em determinado prazo. Posteriormente, os agentes retornam para verificar se as medidas foram cumpridas. 

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e a (Secretaria Municipal de Infraestrutura Pública) de Ribas do Rio Pardo fazem parceria para a retirada de entulhos em ruas, terrenos baldios e, a depender do caso, até de áreas privadas que têm trazido transtornos para a população. 

Os casos de picadas de escorpião são encaminhados para o Municipal José Maria Marques Domingues, o mesmo para o qual Pietro foi encaminhado, para receber o soro antiescorpiônico.

Relembre o caso

Pietro foi picado diversas vezes por um escorpião ao colocar o tênis para ir à escola, no último dia 15. O menino foi encaminhado para o hospital municipal da cidade com vômito e fortes dores abdominais, mas devido à gravidade do caso, precisou ser transferido no mesmo dia para o Hospital Regional, em Campo Grande.

O garoto ficou uma semana internado e faleceu, na última terça-feira (22). Ele foi enterrado no dia seguinte em Ribas do Rio Pardo e o velório comoveu a cidade.

Dourados em Alerta

A Prefeitura de Dourados, a 229 km de Campo Grande, emitiu um alerta nesta sexta-feira (25) sobre ataques de escorpiões. Dados municipais mostram que nos oito primeiros meses de 2023 já houve quase o dobro de acidentes relacionados ao animal peçonhento em comparação a todo ano de 2022.

De janeiro a agosto foram 95 acidentes envolvendo escorpiões, enquanto nos doze meses do ano passado foram 55 registros.

Cuidados devem ser redobrados

As crianças são as mais vulneráveis a picadas de escorpiões, devido às brincadeiras no chão e à distração. É preciso redobrar a atenção com as e também com os animais domésticos, que não estão livres do perigo.

Os sintomas iniciais que indicam sinal da gravidade são náuseas, vômitos, salivação e palidez. O atendimento médico de emergência deve ser buscado imediatamente após um acidente com escorpião.

“É importante levar o escorpião porque no posto de saúde vai tirar foto e mandar para os biólogos do Ciatox para analisar a espécie”, orienta o responsável clínico do Ciatox MS (Centro de Informação e Assistência Toxicológica) e professor adjunto de dermatologia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Alexandre Moretti de Lima.

Geralmente, com o uso de pá ou vassouras, as pessoas empurram o escorpião para dentro de um frasco.

Fale com o Ciatox-MS

Levantamento do Ciatox MS (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica de Mato Grosso do Sul) aponta 3.205 ataques de escorpiões em 2022, sendo 1.101 em Campo Grande.

Para orientação ou tirar dúvidas, os telefones do Ciatox são (67) 3386-8655, 0800-722-6001 e 150.