Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura cede profissionais ao Ismac 2 semanas após início das atividades em Campo Grande

Confirmação traz alívio para os gestores da instituição, que temiam a suspensão de algumas atividades por falta de profissionais.
Nathália Rabelo -
ISMAC em Campo Grande
Ismac em Campo Grande (Foto: Nathália Rabelo/Midiamax)

A prefeitura de publicou no Diogrande desta terça-feira (14) a cedência de profissionais ao Ismac (Instituto Sul Mato-grossense para Cegos Florivaldo Vargas). Confirmação veio quase duas semanas após o início das atividades da instituição filantrópica atuante na Capital.

Conforme o decreto “PE” n. 811, a prefeita Adriane Lopes autorizou a cedência de 11 servidores para o Ismac no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, com ônus para a origem. Decisão traz alívio para os gestores da instituição, que temiam a de algumas atividades por falta de profissionais.

Confira o decreto na íntegra:

Lista profissionais lotados no Ismac
(Foto: )

Relembre o caso

Desde o início do ano de 2023, o Ismac temia a defasagem de profissionais com a retomada dos atendimentos, isso porque instituição não havia recebido retorno sobre a cedência de profissionais da Prefeitura até então.

“Estamos aguardando e ainda não tivemos resposta sobre a cedência desses profissionais, que é um número considerável de profissionais que tiveram os seus contratos encerrados em 31 de dezembro de 2022. São especialistas cedidos pela Semed (Secretaria Municipal de Educação) e também psicólogos pela SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social)”, afirmou Márcio Ximenez, presidente do Ismac, no início deste ano.

Todos os anos, parte dos profissionais é cedida pelo Governo do Estado, outra pela Prefeitura e a restante é paga pelas instituições. Acordo com prefeitura está em vigor há 66 anos, desde que Ismac foi fundado na Capital.

O Ismac afirma que normalmente a resposta da prefeitura vem no início de janeiro, mas que equipe tentou marcar conversa com a prefeita Adriane Lopes várias vezes até conseguir acordo. As atividades retornaram em 1º de fevereiro.

Importância dos profissionais

O Ismac (Instituto Sul Mato Grossense para Cegos Florivaldo Vargas) é uma sociedade civil sem fins lucrativos fundada em 1957, na Capital, destinada à educação, reabilitação e assistência social às pessoas com deficiência visual. Dessa forma, a presença desses profissionais no local é fundamental para continuar atendendo o público.

Atualmente, são 130 alunos atendidos pelo setor de educação e cerca de 700 pessoas nos demais serviços. Toda a assistência prestada é gratuita à população.

“Esses profissionais são de fundamental importância para que a gente continue com o nosso trabalho de 66 anos e sempre teve essa parceria de cedência. Infelizmente esse ano, devido ao decreto, a gente ainda não teve sucesso. Se fosse para pagar, a gente não teria condição e sem os profissionais, comprometeria bastante nossos atendimentos”, lamenta Márcio.

O Governo do Estado já formalizou contrato de cedência. Decreto foi publicado no DOE-MS (Diário Oficial do Estado) de quarta-feira (1º). Assim, SED (Secretaria de Estado de Educação) prorrogou a vigência do Contrato de Cooperação até 31/12/2023.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
ccrs

Concessionária MSVia tem 25 vagas abertas para equipes de atuação na BR-163 no estado

Deputados finalizam semestre com aprovação do Refis do TCE-MS

Cassems

Cassems alerta para golpe de falso médico em Campo Grande

camera celular

Campo Grande tem curso gratuito para quem quer aprender a tirar fotos fantásticas com o celular

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

“Peça fundamental da Direita”, define Catan sobre papel de Tarcísio na ‘briga’ entre Lula e Trump

Últimas Notícias

Cotidiano

Conselho de consumidores de energia denuncia cortes na Aneel e teme desequilíbrio no setor

Para entidade, problemas na Aneel colocam em risco o equilíbrio do setor de energia elétrica e a proteção dos consumidores

Política

Alems finaliza primeiro semestre com aprovação de 92 projetos e rejeição de outros 55

Foi apresentado um balanço das atividades do legislativo no primeiro semestre de 2025, antes do recesso parlamentar

TV & Novela

Globo anuncia nova reprise da novela Fina Estampa

Vai assistir? Crô, Griselda e Tereza Cristina estarão de volta em agosto; saiba os detalhes

Política

Nelsinho e Tereza podem ir aos EUA pedir maior prazo para o tarifaço de Trump

Efeitos da decisão de Donald Trump podem começar a ser sentidos em MS após frigoríficos suspenderem a exportação de carne aos EUA