Prefeitura cede profissionais ao Ismac 2 semanas após início das atividades em Campo Grande
Confirmação traz alívio para os gestores da instituição, que temiam a suspensão de algumas atividades por falta de profissionais.
Nathália Rabelo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A prefeitura de Campo Grande publicou no Diogrande desta terça-feira (14) a cedência de profissionais ao Ismac (Instituto Sul Mato-grossense para Cegos Florivaldo Vargas). Confirmação veio quase duas semanas após o início das atividades da instituição filantrópica atuante na Capital.
Conforme o decreto “PE” n. 811, a prefeita Adriane Lopes autorizou a cedência de 11 servidores para o Ismac no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, com ônus para a origem. Decisão traz alívio para os gestores da instituição, que temiam a suspensão de algumas atividades por falta de profissionais.
Confira o decreto na íntegra:
Relembre o caso
Desde o início do ano de 2023, o Ismac temia a defasagem de profissionais com a retomada dos atendimentos, isso porque instituição não havia recebido retorno sobre a cedência de profissionais da Prefeitura até então.
“Estamos aguardando e ainda não tivemos resposta sobre a cedência desses profissionais, que é um número considerável de profissionais que tiveram os seus contratos encerrados em 31 de dezembro de 2022. São especialistas cedidos pela Semed (Secretaria Municipal de Educação) e também psicólogos pela SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social)”, afirmou Márcio Ximenez, presidente do Ismac, no início deste ano.
Todos os anos, parte dos profissionais é cedida pelo Governo do Estado, outra pela Prefeitura e a restante é paga pelas instituições. Acordo com prefeitura está em vigor há 66 anos, desde que Ismac foi fundado na Capital.
O Ismac afirma que normalmente a resposta da prefeitura vem no início de janeiro, mas que equipe tentou marcar conversa com a prefeita Adriane Lopes várias vezes até conseguir acordo. As atividades retornaram em 1º de fevereiro.
Importância dos profissionais
O Ismac (Instituto Sul Mato Grossense para Cegos Florivaldo Vargas) é uma sociedade civil sem fins lucrativos fundada em 1957, na Capital, destinada à educação, reabilitação e assistência social às pessoas com deficiência visual. Dessa forma, a presença desses profissionais no local é fundamental para continuar atendendo o público.
Atualmente, são 130 alunos atendidos pelo setor de educação e cerca de 700 pessoas nos demais serviços. Toda a assistência prestada é gratuita à população.
“Esses profissionais são de fundamental importância para que a gente continue com o nosso trabalho de 66 anos e sempre teve essa parceria de cedência. Infelizmente esse ano, devido ao decreto, a gente ainda não teve sucesso. Se fosse para pagar, a gente não teria condição e sem os profissionais, comprometeria bastante nossos atendimentos”, lamenta Márcio.
O Governo do Estado já formalizou contrato de cedência. Decreto foi publicado no DOE-MS (Diário Oficial do Estado) de quarta-feira (1º). Assim, SED (Secretaria de Estado de Educação) prorrogou a vigência do Contrato de Cooperação até 31/12/2023.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Guilherme Caribé é prata nos 100m livre no Mundial de piscina curta
De quebra, ele estabeleceu novo recorde sul-americano
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.