‘Predador’: Juiz que condenou Maníaco do Parque das Nações relembra julgamento
Para magistrado, criminoso aparenta ser um abusador sexual contumaz
Clayton Neves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Responsável por parte das primeiras condenações de José Carlos Santana, de 37 anos, o ‘Maníaco do Parque das Nações Indígenas’, o juiz Carlos Alberto Garcete relembrou em conversa com o Jornal Midiamax da época em que esteve à frente da Vara da Infância, Juventude e do Idoso de Campo Grande.
“Em 2007, várias situações em que ele estava envolvido tornaram-se processo, então, as primeiras condenações que ele teve passaram por mim e depois por outras varas criminais”, recorda.
Ao todo, José Carlos teve pena fixada em mais de 30 anos de prisão pelo estupro de 10 mulheres. De acordo com Garcete, exames solicitados no curso dos processos afastaram a hipótese de que o criminoso fosse incapaz de responder pelos atos praticados.
“Na época, foram realizados exames de sanidade mental, que não apontaram nada de anormal, ou seja, era uma pessoa consciente dos seus atos”, detalha.
Dezesseis anos após o ‘Maníaco do Parque’ ser condenado, o juiz que hoje comanda a 1ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande avalia o perfil do criminoso.
“Ele entrou na fase da execução de pena e em 2021 conseguiu regime aberto porque cumpriu os requisitos que a Lei exige para isso. Realmente [novos fatos] causa surpresa porque a gente vê que, aparentemente, trata-se de um abusador sexual contumaz, infelizmente. É o que nos Estados Unidos eles chamam de predador”, finaliza.
Prisão em operação Incubus
A Operação Incubus, deflagrada na manhã de terça-feira (3), em Campo Grande, pela Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), prendeu o ‘Maníaco do Parque das Nações Indígenas’. Ele havia estuprado mais de 10 mulheres, em 2007.
De acordo com a delegada Elaine Benicasa, após ser solto há dois anos, o ‘Maníaco do Parque das Nações Indígenas’ voltou a atacar e estuprar mulheres na região Central da cidade. Ele foi preso em 2007 depois de estuprar mais de 10 mulheres.
Na época da prisão de José Carlos Santana, ‘Maníaco do Parque das Nações Indígenas’, o local chegou a receber reforço policial. Uma operação foi realizada para a sua prisão. Ele estava sendo procurado pela polícia espanhola por estuprar duas meninas, e para não ser preso veio para o Brasil, vindo para Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
Viola finge para Mavi que perdeu a memória: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 15/01/2025
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (15)
Jão revela a Madalena chantagem de Cacá: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 15/01/2025
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (15)
Ricardo confessa ao padre que pecou contra a castidade: Resumo Tieta, capítulo do dia 15/01/2025
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (15)
Tomé se envolve em briga, leva tiro e morre: Resumo Cabocla, capítulo do dia 15/01/2025
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (15)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.