Três unidades básicas e de saúde da família estão de plantão neste sábado (25) para vacinação contra a covid-19. O atendimento estará disponível das 7h30 às 17h na UBS 26 de Agosto, UBS Dona Neta e USF Moreninhas.

O público-alvo para imunização com a dose bivalente foi ampliada, além dos idosos com 70 ou mais, o reforço estará liberado para imunocomprometidos, indígenas aldeados e quilombolas com 12 anos ou mais, seguindo orientação da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Para receber a dose de reforço é necessário estar com o esquema primário completo e ter recebido a última dose há pelo menos quatro meses, conforme o Ministério da Saúde. A vacina bivalente, produzida pela Pfizer, foi especialmente produzida em cima de duas variantes da Ômicron, da última grande onda que tivemos no Brasil e que até hoje são as responsáveis pelo maior número de casos. Os frascos se diferenciam dos demais por terem a cor da tampa cinza.

A monovalente é a vacina que vem sendo utilizada durante toda a pandemia. Para a estratégia de vacinação contra a covid-19 ela tem como base o vírus original do coronavírus, o SARS-CoV-2, que é o patógeno responsável pelo covid-19. Por isso, são chamadas de vacinas ancestrais.

Quais são os públicos imunocomprometidos?

  • Transplante de órgãos sólidos ou medula óssea;
  • HIV;
  • Doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses maiores ou iguais a 20 mg/dia de predinisona, ou equivalente por pelo menos 14 dias;
  • Uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão;
  • Imunodeficiências primárias;
  • Doença renal crônica em hemodiálise;
  • Tratamentos quimioterápicos ou radioterápicos contra câncer nos últimos seis meses;
  • Neplasias hematológicas.

Doses monovalentes continuam sendo aplicadas

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informa que a vacinação segue disponível para crianças de seis meses a menores de 1 ano sem comorbidades, crianças de 1 a 2 anos com comorbidades e pessoas de 3 anos ou mais, bem como aquelas que precisam tomar as doses de reforço.

As doses de reforço devem ser tomadas conforme indicação para cada imunizante e público, seguindo um intervalo de 28 dias a quatro meses, conforme calendário preestabelecido pela Sesau.

A aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) está liberada para todas as pessoas com 18 anos ou mais, vacinadas com a terceira dose há pelo menos quatro meses.

Caso haja dúvida sobre a data para aplicação do reforço basta acessar a carteirinha digital disponível no site: vacina.campogrande.ms.gov.br.

Durante a semana, a vacinação e os testes para detecção da Covid-19 são disponibilizados nas 74 unidades básicas e de saúde da família, seguindo cronograma da Sesau.