Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prazo para novo RG chega ao fim e conselho espera decreto para oficializar prorrogação

Prazo para os estados darem início a emissão da CIN encerra nesta segunda-feira (6)
Lethycia Anjos -
Carteira de Identidade Nacional (Henrique Arakaki, Midiamax)

Com a chegada da data limite para a emissão da CIN (Carteira de Identidade Nacional), que deveria começar nesta segunda-feira (6) em todo o país, o Conadi (Conselho Nacional dos Órgãos Oficiais em Identificação Civil e Criminal) aguarda a confirmação do para anunciar a prorrogação do prazo de emissão. está entre os estados que não iniciaram a emissão do documento.

Presidente do Conadi, Antônio Maciel Aguiar, destaca que foi feita uma solicitação ao Governo Federal para estender o prazo até 11 de janeiro, data estipulada para a implementação do CPF (Cadastro de Pessoa Física) como número único de identificação.

“Fizemos um ofício pelo Conade solicitando o adiamento, e está praticamente confirmado que será prorrogado. Estamos aguardando a publicação do decreto no DOU (Diário Oficial da União). A previsão era que saísse hoje, mas fomos informados que sairá na edição extra”, explicou.

Conflito de prazos

Na última quinta-feira (2), o diretor do Instituto de Identificação de Mato Grosso do Sul, Márcio Cristiano Paroba, afirmou que o decreto atual seria editado, e a previsão de publicação com o novo prazo era até esta segunda-feira (6), data em que o prazo inicial expiraria.

Assim, o Governo Federal antederia ao pedido apresentado por Mato Grosso do Sul e outros estados, justificado pela necessidade de integração com um sistema da Receita Federal.

Em entrevista ao Jornal Midiamax, Paroba explicou que a emissão dos documentos requer a existência de um CPF, que será adotado como a numeração oficial de identificação, necessitando, portanto, da integração do sistema de MS com o da Receita, órgão responsável pelas emissões de CPF.

“O Governo Federal estabeleceu o prazo de 6 de novembro, mas estabeleceu um prazo diferente para a implementação da numeração dos CPFs, que é janeiro do próximo ano. Está havendo um conflito de prazos”, afirmou.

Desde o mês de agosto, vários estados brasileiros iniciaram a emissão da CIN (Carteira de Identidade Nacional), um novo modelo único de identificação com validade em todo o território nacional. Esse documento tem como objetivo unificar os números de registro que existem nos 27 estados da Federação. Em agosto, a anunciou que o documento estava em fase de testes no sistema de emissão.

Como será a CIN?

Novo RG
Perito Márcio Paroba (Henrique Arakaki, Midiamax)

A nova identidade segue padrões internacionais e possui o código MRZ, mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade. Para os demais países, ainda é necessário a apresentação do passaporte.

Márcio Paroba explica que um dos principais diferenciais do novo RG é a consolidação de diversos documentos em um só. Com o CIN, os eleitores não precisarão mais apresentar o título de eleitor em formato físico, pois as informações serão integradas diretamente à carteira de identidade, simplificando o processo de votação.

“Nesse documento terá uma série de informações adicionais importantes, com o tipo sanguíneo, informações sobre doenças, número da carteira de trabalho, PIS, Pasep, além disso, ele não terá mais a impressão digital, que será substituída por um QR Code”, esclarece.

O diretor ressalta que assim como os documentos atuais, pessoas transexuais, travestis e não binarias terão o direito de solicitar o nome social na hora de emitir a CIN.

Vale lembrar que, apesar das vantagens de agilidade e segurança, o novo RG não substitui todos os documentos. No caso do passaporte, a carteira nacional de identidade poderá ser usada em viagens internacionais apenas nos locais em que o possuir acordo internacional, como os países do Mercosul.

Outra mudança é que o prazo de validade da CIN varia conforme a faixa etária:

  • Entre 0 e 12 anos: validade de 5 anos;
  • Entre 12 e 60 anos: validade de 10 anos;
  • A partir de 60 anos: validade indeterminada.

Versões física e digital

Novo RG (Divulgação)

A CIN será emitida em duas versões: física e digital, que possuem o mesmo layout e segurança. A versão física, em papel ou em policarbonato, atende aos que não possuem acesso à internet, smartphones ou computadores. Já o documento em formato digital é obtido por meio do aplicativo GOV.BR, mas somente após a emissão da carteira física.

Para verificar a autenticidade do documento, a nova identidade contará com um QR Code, que poderá ser lido por qualquer cidadão e vai permitir checar se a identidade é autêntica e se foi furtada ou extraviada.

Quando emitir a CIN?

A emissão do novo documento não é obrigatória, uma vez que o atual RG tem validade de dez anos. Só deverá solicitar a CIN os cidadãos que estiverem com a carteira de identidade vencida, roubada ou extraviada.

“As pessoas não precisam encher os postos de emissão logo que o processo for iniciado, só precisa emitir a CIN quando seu RG vencer ou em casos de roubos e extravios” destaca Paroba.

Conforme o Governo Federal, o RG atual perderá a validade apenas em fevereiro de 2032.

Será gratuito?

A primeira via em papel e a versão digital da nova Carteira de Identidade Nacional serão gratuitas. Em Mato Grosso do Sul, a emissão da segunda via é gratuita em caso de roubo, mediante a apresentação do Boletim de ocorrência.

Os estados podem realizar a cobrança apenas em caso de emissão da segunda via do documento, como em caso de extravios, ou se o cidadão solicitar a versão em policarbonato. Em MS, o valor da segunda via será de R$ 189,68.

Leia também:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Prefeitura de Japorã confirmou reajuste de 10% para o magistério. (PMJ, Divulgação)

Prefeitura de Japorã concede reajuste de 10% para professores da Rede Municipal

Nem coleta escapa: Caminhão atola no Parque do Lageado 

Mel Maia assume namoro com campeão brasileiro de boxe; saiba quem é ele

Jovem de 19 anos é morto a tiros perto do Porto Geral em Corumbá

Notícias mais lidas agora

Assassino de Ivone foi preso quatro vezes por violência doméstica

Confira a programação: Fiéis católicos se reúnem no Sábado Santo

Interdição por alagamento na BR-267 permanece entre Jardim e Porto Murtinho

Cinco árvores caem em Campo Grande e uma ameaça desabar em praça no José Abraão

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Chocolate de Dubai: O desejo viral que conquistou o mundo

A barra de chocolate “Can’t Get Knafeh of It”, criada pela FIX Dessert Chocolatier em Dubai, tornou-se um fenômeno global após viralizar no TikTok. Inspirada na sobremesa árabe knafeh, a barra combina chocolate ao leite, pistache, tahine e massa filo, oferecendo uma experiência crocante e cremosa.  O sucesso explosivo nas redes sociais, especialmente após … Continued

Cotidiano

VÍDEO: Após chuva, asfalto cede e erosão vira perigo para motoristas na Av. Nelly Martins

Concessionária responsável pelo reparo já isolou o local e serviço deve ser realizado ainda hoje

Polícia

Feminicída teria tentado atacar única PM feminina antes de ser morto em confronto

Wilton de Jesus Costa, 36, autor de feminicídio contra Ivone Barbosa da Costa Nantes, estava em Sidrolândia em busca de esconderijo e fuga da polícia

Esportes

Operário estreia na Série D do Brasileirão contra o Cianorte

Partida abre o Grupo A7 e começa às 14h, no Estádio Albino Turbay