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Cotidiano

Pneus remold viram queridinhos em meio a preços altos, mas será que valem a pena? Confira

Pneus remold se tornaram opção mais barata para motoristas, mas acarretam cuidados com segurança e legislação em Campo Grande
Gabriel Neves -
pneus remold
Pneus se tornaram comuns em carros populares de Campo Grande. (Foto: Kísie Ainoã, Midiamax)

Para grande parte dos motoristas campo-grandenses, o momento de fazer a troca de pneus de seu veículo é considerado um pesadelo para os bolsos, com kits que podem superar os R$ 2 mil. Nessa realidade de altos valores, os pneus remold entram em cena e ganham espaço entre aqueles que buscam economizar um pouco.

Uma rápida pesquisa de preços mostra a discrepância entre um pneu novo de marcas consagradas com pneus remold. Para quem deseja renovar os quatro pneus de seu veículo, pode desembolsar de R$ 1 mil até R$ 2,3 mil, considerando pneus aro 14.

A mesma troca, se tratando de pneus remold, pode ser feita por R$ 800 a R$ 1000, gerando uma economia acima dos R$ 1 mil, a depender da escolha de cada motorista, em .

Apesar dos números chamarem atenção, os pneus remold ainda geram dúvidas e possuem proibições legais para seu uso. Segundo o Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul), a legislação de traz algumas proibições para o uso de pneus reformados.

O que é pneu remold?

Apesar de muito usual entre motoristas, muitos não sabem do que se trata o pneu remold, que em resumo seria uma carcaça com uma borracha nova colada.

Geralmente são produzidos com pneus que tiveram algum dano e foram reformados, estando em boas condições de uso. Assim, a maioria é feita com borracha natural, tornando-os mais resistentes aos danos causados pelo tempo e uso.

Pneus remold são encontrados em borracharias de toda Campo Grande. (Foto: Kísie Ainoã, Midiamax)

Pneus remold criaram mercado entre populares em Campo Grande

Jhonatan Diego, de 32 anos, é proprietário de uma borracharia localizada na Av. Dr. João Rosa Píres e afirma que os pneus remold se tornaram os preferidos de donos de carros populares na Capital.

“O que sai mesmo são aro 14, aro 15, que são carros mais populares. Agora, os que usam aros maiores, donos de carros mais caros, normalmente optam pelos pneus novos”, disse.

Ele comenta que não produz os pneus, mas revende por valores que vão de R$ 200 até R$ 300, dependendo do tamanho. O valor baixo parece animar os clientes, pois o proprietário conta vender cerca de 20 por semana.

Cleber Pereira de Souza é gerente de uma fábrica de pneus remold responsável por distribuir grande parte dos produtos encontrados nas borracharias de Campo Grande. Ele conta que a qualidade do produto e preço baixo são fatores que garantem a competição com pneus novos.

“Vamos pegar um 1.5 aro 14. Ele varia de acordo com a marca, mas com o remold isso não acontece, porque pegamos a carcaça, independente da marca, e aplicamos uma borracha nova. Então, o preço não varia tanto”, comentou.

Pneus remold possuem garantia?

Cleber explica que os pneus remold – ao menos os fabricados na empresa em que trabalha – possuem garantia, mas não existe tempo determinado. “Quando fazemos um pneu estamos crentes que esse pneu não vai dar problema. No entanto, às vezes acontece da nova bandagem não ter aderência total e pode soltar, nesse caso damos garantia”, explicou.

Ele conta que o tempo não é utilizado para a garantia, pois varia o uso de motoristas para motoristas, sendo mais importante a quilometragem rodada e o estado do pneu. “Vemos o desgaste e se o problema foi causado por mal-uso”, disse o gerente.

Entretanto, o CDC (Código de Defesa do Consumidor) estabelece garantia de 90 dias se for produto durável, como pneus, por exemplo.

O não possui proibição em relação ao uso comum de pneus remold, mas os motoristas devem ficar atentos a alguns pontos para evitar problemas legais com os órgãos de fiscalização.

A Resolução Contran n. 913/22, afirma que os pneus devem possuir a gravação da palavra reformado e da marca do reformador na parte mais ampla dos flancos (área atingida pela reforma), com dimensões variadas entre 10 mm e 20 mm.

Além disso, fica proibido o uso de pneus reformados, quer seja pelo processo de recapagem, recauchutagem ou remoldagem em:

  • ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos; e
  • no eixo dianteiro de ônibus e micro-ônibus.

Por fim, também é proibida a utilização de pneus remold no eixo dianteiro de veículos de transporte de passageiros tipo micro-ônibus, categoria M2.

Em caso de descumprimento, o motorista poderá receber uma grave, gerando a perda de 5 pontos na CNH e multa no valor de R$ 195,23.

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