A chegada ao Brasil do presidente da , Nicolás Maduro, revolta venezuelanos que fugiram do país e encontraram em terras sul-mato-grossenses a oportunidade de recomeçar. Imigrantes venezuelanos que vivem em falaram nesta segunda-feira (29) sobre o que encontro de Maduro com o presidente Lula (PT) representa para eles.

Luis Carlos Martinez, de 28 anos, veio para o Brasil junto da esposa Rosana Martinez, de 26 anos, e do filho de apenas 1 ano há sete meses. Eles vivem em Campo Grande e, mesmo tirando o sustento das doações em semáforos da cidade, dizem que estão reerguendo a vida.

Além do ganho com as doações nos semáforos, o casal também tem nas diárias feitas por Rosana mais chances de sustento.

Sobre a vinda de Maduro ao Brasil, onde participa de encontro bilateral com Lula e depois até almoço no Itamaraty, Luis não poupou críticas. “Maduro não deveria ter vindo, uma união entre ele o Lula é desastrosa para o Brasil. Aqui estamos melhores do que lá”, disse.

O casal conta, ainda, que na Venezuela precisava escolher entre comprar comida ou roupas, e que agora a vida está melhor.

As pessoas estão morrendo de fome

Josué Santana, de 30 anos, chegou a Campo Grande há 4 meses. Ele trouxe a esposa e o filho de 4 anos em uma fuga da miséria na Venezuela.

A mulher, segundo Josué, está procurando emprego e ele sustenta a família com venda de doces nos semáforos da Avenida Mato Grosso.

Sobre a vinda de Maduro ao Brasil, Josué se revoltou. “O Lula está louco, as pessoas estão morrendo de fome na Venezuela, não tem remédio, não tem educação”, disse.

O imigrante também conta que no país onde cresceu, as pessoas precisam trabalhar 1 mês para conseguir comprar um pacote de arroz e uma cartela de ovo.

“Eu saí do meu país por causa dele [Maduro]. É culpa dele eu estar aqui passando vergonha, longe dos meus pais e da minha casa. Na Venezuela eu tinha casa, carro e moto, trabalhava como pedreiro. Aqui estou nessa situação”, lamentou.

Maduro no Brasil

Depois de reunião bilateral no período da manhã, Maduro será recebido em almoço no Itamaraty. Maduro pousou na Base Aérea de e foi recepcionado pela embaixadora Gisela Maria Figueiredo Padovan, secretária de e Caribe do Itamaraty, e pelo embaixador da Venezuela no Brasil, Manuel Vicente Vadell Aquino. O chefe venezuelano chegou acompanhado da primeira-dama.

É a 1ª vez que Maduro vem ao Brasil desde 2015, quando participou da posse da ex-presidente Dilma Rousseff. Em 2019, ele foi proibido de entrar no país pelo ex-presidente Jair (PL), ao romper com o país vizinho.

O próprio Bolsonaro, no entanto, revogou, em 30 de dezembro de 2022, o decreto que impedia a entrada de integrantes da administração de Maduro em território nacional.