A operadora aeroportuária Aena assumiu nesta terça-feira (17) a administração do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A unidade é a terceira da rodada que passa a ter controle da nova concessionária. Em novembro, a empresa deve arrumar a responsabilidade pelo aeroporto de e .

Em nota, a empresa disse que a licitação para assumir a administração dos 11 aeroportos de Minas Gerais, São Paulo, e foi vencida em agosto do ano passado. Atualmente, a companhia opera o aeroporto de Uberlândia e mais seis aeródromos no : Recife, Maceió, João Pessoa, Aracaju, Campina Grande e Juazeiro do Norte.

Segundo a Aena, antes de iniciar as operações, a empresa realizou investimento de R$ 3,3 bilhões em pagamentos iniciais. Durante a primeira fase do processo, foram feitas a elaboração e aprovação dos planos de transferência operacionais. Para isso, a companhia fez visitas técnicas aos 11 aeroportos com uma equipe de mais de 60 profissionais, que participaram de 40 reuniões com cerca de 100 stakeholders diferentes. A administração também promoveu quase 14 mil horas de treinamento a mais de 170 profissionais que vão atuar nesses aeroportos.

“A empresa já investiu cerca de R$ 2 bilhões em obras, equipamentos e sistemas para melhorar tecnologia, segurança e conforto, implantando o padrão Aena nestes equipamentos, com ampliação dos espaços e acréscimo de capacidade operacional. Este projeto colocará os terminais do Nordeste em uma posição ideal para enfrentar o crescimento futuro e seguir contribuindo para o desenvolvimento econômico e a estruturação regional”.

Conforme o cronograma, o início da administração em Ponta Porã será no dia 7 e 10 em Corumbá.