O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), colocou o Estado sob dois alertas meteorológicos nesta segunda-feira (18), que indicam tempestade e baixa umidade do ar. Assim, parte do Estado pode vivenciar o extremo do calor e da chuva no mesmo dia.

tem vivido dias de calor extremo, com temperatura acima dos 40ºC em algumas cidades. No domingo (17), seis das dez cidades mais quentes do país foram do Estado. Três Lagoas, a 190 km de , foi o município mais quente do Brasil, marcando  41,9°C.

Já para esta segunda-feira, o Inmet alerta para o risco de tempestade nas regiões leste, sudoeste e centro-norte de Mato Grosso do Sul até às 23h59. O aviso amarelo, que indica perigo potencial, abrange Campo Grande e 47 municípios. 

O aviso é de chuva de até 50 mm no dia e ventos entre 40 e 60 km por hora. Há risco de queda de granizo e baixa possibilidade de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos

Já as regiões centro-norte e Pantanal de Mato Grosso do Sul sofrem com baixa umidade do ar, entre 30% e 20%, até às 18h. O aviso abrange nove municípios. A recomendação é beber muito líquido e evitar e exercícios físicos nos horários mais quentes do dia. 

Mais informações pode ser obtidas com a (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).