Novo comandante da PMMS tem 30 anos de carreira e sub-comando fica com 1ª mulher coronel
Novo comando falou com a reportagem sobre o trabalho a frente da PMMS
Ana Oshiro, Mariane Chianezi –
Em solenidade na tarde desta quarta-feira (25), o Governo do Estado realizou a troca de comando da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul). O governador Eduardo Riedel (PSDB), assinou a troca do comando-geral para o coronel Renato dos Anjos Garnes e o subcomando-geral para a coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião, a primeira mulher no cargo e também a primeira a ser promovida a patente no Estado. Ambos têm 30 anos de carreira.
Em seu discurso, o governador mencionou que MS ocupa a 4ª colocação de Estados mais seguros do país e reforçou o compromisso com a categoria e a segurança das cidades.
“Hoje é um momento de muita emoção e acima de tudo, responsabilidade. Que olhando para frente da tranquilidade ao cidadão, que nosso estado alcançou o posto do 4º estado mais seguro do país. Tive a oportunidade de acompanhar esse projeto e é uma perspectiva permanente. Com a capacitação do efetivo, promoção e valorização dos profissionais”, disse.
Riedel também comentou sobre os novos comandantes da corporação. “O Coronel Renato é uma pessoa experiente que conhece as operações da PM e o que ela precisa para seguir o ritmo de desenvolvimento. Tenho certeza que é uma pessoa de compromisso e junto a coronel Neidy, a primeira mulher a subcomandar a Polícia Militar do estado, seguirão na corporação”, afirmou.
Novo comandante, o coronel Renato dos Anjos Garnes ingressou na carreira militar em 1993 como soldado do Corpo de Bombeiros e em 1995 ingressou na carreira de oficial da Polícia Militar, na época com 25 anos.
Ele falou com a reportagem sobre o compromisso de dar andamento do trabalho frente à PMMS. “É uma grande honra assumir o comando dessa polícia que é centenária no Estado. O nosso desafio é somar e melhorar a cada dia a segurança do estado de Mato Grosso do Sul. O objetivo é a redução dos índices de criminalidade”, afirma.
Neidy Centurião, também com quase 30 anos na corporação, foi promovida a coronel em 2020, sendo a primeira policial mulher a ocupar a patente. Ela disse à reportagem que a nomeação busca inspirar as mulheres.
“Me sinto engrandecida e feliz. Estar aqui hoje representa a realização de um sonho, trabalhei muito a vida inteira. É uma função que além de toda a responsabilidade, é uma função que precisa de reconhecimento. E o reconhecimento que meu comandante, o secretário de segurança e nosso governador me deu, me enche de alegria saber que as mulheres estão tendo oportunidade”, afirmou.
No momento da assinatura, o governador Eduardo Riedel discursou sobre o momento histórico para a PM do Estado. “Talvez tenha sido um dos momentos mais orgulhosos nesse início mandato poder assinar a sua nomeação como subcomandante”, afirmou o governador à coronel Neidy.
O coronel Marcos Paulo Gimenes deixa a função de comandante-geral e integra a casa militar. “Hoje tenho a sensação de missão cumprida. Tudo o que nós nos propusemos a fazer, alcançamos o objetivo. Nossa tropa hoje está melhor qualificada e melhor assistida em termo de materiais para desempenhar o seu trabalho. A ida para a casa militar é um honra, pois estarei cuidando da segurança do Governador”, Marcos Paulo.
A exoneração, a pedido, do Coronel Marcos e as nomeações do novo comandante-geral, Coronel Renato, e subcomandante-geral, Coronel Neidy, foram publicados no DOE (Diário Oficial do Estado) desta quarta-feira (25).
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.