Novo comandante da PMMS tem 30 anos de carreira e sub-comando fica com 1ª mulher coronel
Novo comando falou com a reportagem sobre o trabalho a frente da PMMS
Ana Oshiro, Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em solenidade na tarde desta quarta-feira (25), o Governo do Estado realizou a troca de comando da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul). O governador Eduardo Riedel (PSDB), assinou a troca do comando-geral para o coronel Renato dos Anjos Garnes e o subcomando-geral para a coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião, a primeira mulher no cargo e também a primeira a ser promovida a patente no Estado. Ambos têm 30 anos de carreira.
Em seu discurso, o governador mencionou que MS ocupa a 4ª colocação de Estados mais seguros do país e reforçou o compromisso com a categoria e a segurança das cidades.
“Hoje é um momento de muita emoção e acima de tudo, responsabilidade. Que olhando para frente da tranquilidade ao cidadão, que nosso estado alcançou o posto do 4º estado mais seguro do país. Tive a oportunidade de acompanhar esse projeto e é uma perspectiva permanente. Com a capacitação do efetivo, promoção e valorização dos profissionais”, disse.
Riedel também comentou sobre os novos comandantes da corporação. “O Coronel Renato é uma pessoa experiente que conhece as operações da PM e o que ela precisa para seguir o ritmo de desenvolvimento. Tenho certeza que é uma pessoa de compromisso e junto a coronel Neidy, a primeira mulher a subcomandar a Polícia Militar do estado, seguirão na corporação”, afirmou.
Novo comandante, o coronel Renato dos Anjos Garnes ingressou na carreira militar em 1993 como soldado do Corpo de Bombeiros e em 1995 ingressou na carreira de oficial da Polícia Militar, na época com 25 anos.
Ele falou com a reportagem sobre o compromisso de dar andamento do trabalho frente à PMMS. “É uma grande honra assumir o comando dessa polícia que é centenária no Estado. O nosso desafio é somar e melhorar a cada dia a segurança do estado de Mato Grosso do Sul. O objetivo é a redução dos índices de criminalidade”, afirma.
Neidy Centurião, também com quase 30 anos na corporação, foi promovida a coronel em 2020, sendo a primeira policial mulher a ocupar a patente. Ela disse à reportagem que a nomeação busca inspirar as mulheres.
“Me sinto engrandecida e feliz. Estar aqui hoje representa a realização de um sonho, trabalhei muito a vida inteira. É uma função que além de toda a responsabilidade, é uma função que precisa de reconhecimento. E o reconhecimento que meu comandante, o secretário de segurança e nosso governador me deu, me enche de alegria saber que as mulheres estão tendo oportunidade”, afirmou.
No momento da assinatura, o governador Eduardo Riedel discursou sobre o momento histórico para a PM do Estado. “Talvez tenha sido um dos momentos mais orgulhosos nesse início mandato poder assinar a sua nomeação como subcomandante”, afirmou o governador à coronel Neidy.
O coronel Marcos Paulo Gimenes deixa a função de comandante-geral e integra a casa militar. “Hoje tenho a sensação de missão cumprida. Tudo o que nós nos propusemos a fazer, alcançamos o objetivo. Nossa tropa hoje está melhor qualificada e melhor assistida em termo de materiais para desempenhar o seu trabalho. A ida para a casa militar é um honra, pois estarei cuidando da segurança do Governador”, Marcos Paulo.
A exoneração, a pedido, do Coronel Marcos e as nomeações do novo comandante-geral, Coronel Renato, e subcomandante-geral, Coronel Neidy, foram publicados no DOE (Diário Oficial do Estado) desta quarta-feira (25).
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Casal que deu apoio a fuga de garupa que executou motociclista é preso na BR-060 em Campo Grande
Júnior Ferreira de Souza foi executado com tiros no rosto e nas costas na Rua dos Pioneiros na noite de sexta-feira (13)
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.