Nova onda de calor se aproxima e Mato Grosso do Sul pode chegar a máxima de 45°C
Esta é a terceira onda de calor que atinge Mato Grosso do Sul e tem potencial para ser mais intensa do que as outras
Priscilla Peres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A terceira onda de calor do ano se aproxima de Mato Grosso do Sul, elevando ainda mais as temperaturas na próxima semana. A previsão é que as temperaturas máximas possam chegar a 45°C em cidades do Estado, com umidade relativa do ar em níveis críticos, abaixo de 30%.
O Clima Tempo afirma que a próxima onda de calor pode ser ainda mais forte do que as duas últimas e, além do Mato Grosso do Sul, deve atingir São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio de Janeiro.
Conforme o Clima Tempo, as madrugadas frias que atualmente trazem alívio para o calorão devem perder força a partir de 9 de novembro e além do dia, as noites também devem ser quentes. O feriado de 15 de novembro deve ser de calor intenso.
O Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) corrobora a previsão de calor intenso a partir de 13 de novembro. “Os modelos indicam a atuação de um bloqueio atmosférico, que irá favorecer uma nova onda de calor, com altas temperaturas próximas aos 40-45°C e baixos valores de umidade relativa do ar entre 10-30%”.
Calor intenso no Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul vive dias de calor intenso nesta semana. As temperaturas máximas chegaram a 42,3°C em Porto Murtinho nesta terça-feira (7) e alcançaram os 40°C em Pedro Gomes e Nhumirim (Pantanal).
Em Aquidauana e Corumbá, calor de 39,4°C e em Campo Grande a máxima atingiu 38,2°C nesta tarde. Jardim, Bonito, Miranda e Coxim também tiveram calor acima dos 38°C, conforme dados do Inmet.
Aliado ao calorão, Mato Grosso do Sul enfrenta baixa umidade relativa do ar. Sidrolândia chegou a 13%, Porto Murtinho e Campo Grande em 14% e Aquidauana em 15%. Na segunda-feira, a umidade relativa do ar bateu recorde com mínima de 11% em Campo Grande.
Ondas de calor
As ondas de calor são provocadas por um bloqueio atmosférico e potencializadas pelo fenômeno El Niño, que tem como característica o aumento da chuva e do calor. Mas este ano está atípico, com ondas de calor intensas.
A primeira onda de calor a elevar as temperaturas no Mato Grosso do Sul foi registrada na segunda quinzena de setembro, com oito dias de calor extremo. Na época, Porto Murtinho chegou a 42,6°C, Corumbá a 41°C, Três Lagoas 41,4°C e Campo Grande 36,8°C.
Em outubro, uma nova onda de calor na segunda quinzena, elevou a temperatura para novos recordes. Com isso, Porto Murtinho chegou a 43,3°C e 39,4°C em Campo Grande.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Prefeitura de Bela Vista recebe recomendação para anular doação de R$ 400 mil para igreja
Recomendação é do Ministério Público, publicada nesta sexta-feira (22)
Homem é preso após ser flagrado fazendo malabarismo com facões em Aquidauana
Homem foi preso por porte de arma branca (facões e soco inglês) e por portar drogas para consumo pessoal
Mãe de Gugu Liberato expõe detalhe inédito sobre morte do filho: “Adivinhou”
Mãe do apresentador Gugu Liberato, dona Maria do Céu deu novos detalhes sobre o último encontro com o filho. De acordo com ela, o comunicador teria tido uma ‘premonição’ de sua morte. A revelação aconteceu no documentário Gugu – Simples Assim, do PlayPlus. Em suma, ele teria passado horas conversando com a mãe na última…
Campo Grande cai do topo e é a segunda capital do país com menor taxa de desocupação
Mato Grosso do Sul se manteve com a 4º menor taxa de desocupação do país.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.