Termina nesta quarta-feira (30) o prazo para atualização do . O beneficiário que deixar de regularizar o cadastro pode perder o valor do programa por não cumprir regras de saúde e educação. Em , apenas 56% do público esperado procurou unidades do (Centro de Referência de Assistência Social) para atualizar os dados.

O determinou a regularização do benefício para correção de dados e distorções do programa anterior, o Auxílio Brasil, focando em famílias vulneráveis e em situação de pobreza.

De forma geral, pode perder o Bolsa Família quem apresenta alguma inconsistência cadastral, por exemplo, mudança de endereço ou erro na frequência escolar do estudante.

Segundo a Prefeitura de Campo Grande, a meta era atingir 1.770, porém, muitos estão deixando para última hora. São 21 unidades de Cras espalhados pelas sete regiões disponíveis até 17h. O ideal é chegar cedo, pois, em média, um atendimento demora de 20 a 40 minutos.

Conforme a gerente do Cadastro Único, Viviane Brandão, quando é feita a justificativa, não há mais risco de perder o benefício, exceto se a família volte a descumprir alguma regra. Desde o mês passado, as famílias têm sido acionadas via telefone, mensagens de texto e visitas por técnicos dos Cras para comparecer a uma unidade e justificar o não cumprimento dos requisitos exigidos.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, os principais motivos de bloqueio, cancelamento ou suspensão:

  • Família que não atualizaram os cadastros, por exemplo, mudaram de telefone ou endereço e não informaram a situação cadastral;
  • Inconsistência de dados cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único);
  • Renda mensal de R$ 218 por pessoa por 24 meses;
  • Ausência de saques;
  • Famílias do Bolsa Família que solicitaram e receberam o Seguro Defeso, para pescadores artesanais;
  • Falta de atualização cadastral em dois anos.

O que fazer para evitar problemas?

A família deve consultar a situação no Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Central do Cadastro Único, localizada no bairro Amambaí ou Centros de Convivência, e apresentar a justificativa a um técnico.

Entretanto, o beneficiário deve ficar atento a documentação necessária, pois há uma série de requisitos no programa social.

  • Carteirinha de vacinação das crianças em dia;
  • Acompanhamento pré-natal, no cado de gestantes;
  • Frequência escolar mínima de 60% para crianças de 4 a 6 anos e 75% para os filhos de 6 a 18 anos;
  • Acompanhamento nutricional de crianças em dia.

Confira um vídeo explicativo da regra de proteção do Bolsa Família: