Morreu neste domingo (17) o último descendente direto de José Francisco Lopes, o . A informação foi confirmada por um familiar. O velório será na Municipal da cidade.

Renato Francisco Lopes estava em na casa da filha onde morava por conta da avançada. Após a morte, seu corpo foi liberado na manhã deste domingo para ser levado à Guia Lopes. O horário do velório e enterro ainda não foram definidos. Renato é fruto de um dos romances que mais embalaram a guerra do Paraguai, neto de Guia Lopes e Rafaela Senhorinha que lutaram bravamente durante os conflitos.

José Francisco e Rafaela Senhorinha tiveram sete filhos. Ela foi sequestrada pelos paraguaios com suas e ficou cinco anos presa. Quando voltou, soube que o marido havia morrido e só ficou a saúde de quem partiu.

José era o último neto de Senhorinha, que mantinha a história viva na cidade. As terras de seu avô tinha mais de 46.000 hectares, as fazendas deixadas foram vendidas e doadas, e deram início às cidades da região de Guia Lopes da Laguna.