Depois de receberem resultado de exames por meio digital, através do WhatsApp, moradores da Vila Fernanda realizaram doações de material para impressão dos resultados na unidade. A UBSF Maria Ivone de Oliveira Arakaki, teria recebido doações dos moradores por pelo menos duas vezes. A Sesau nega falta de materiais.

O presidente da Associação dos Moradores da Vila Fernanda, Carlos Alberto Romero, disse que houve conversas com o Conselho de Saúde após as alegações de que pacientes estariam recebendo os exames pelo aplicativo de mensagens, por arquivo PDF.

Presidente da Associação dos Moradores da Vila Fernanda, Carlos Alberto Romero

“A empresa que assumiu reduziu para 5 resmas de papel mensal e o gestor da unidade determinou que os atendentes de recepção façam com que os moradores tenham receitas e resultados de exame somente no Whatsapp. Existem pessoas que não podem ou não tem como sair procurar local para imprimir”, alega.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) negou que tenha falta de materiais para fornecer os exames impressos aos moradores e encaminhou imagem de estoque da unidade.

Sobre os exames encaminhados pelo aplicativo de mensagem, assessoria explicou que seria uma iniciativa da unidade proposta aos moradores como uma maneira mais prática de receber os resultados.

Maços de papel que estão em estoque na unidade | Foto: reprodução, Sesau