Lixo e quebradeira após 1º Carnaval na Esplanada Ferroviária é reclamação de morador em Campo Grande
A festa de sexta-feira (17) marcou o 1º dia de Carnaval deste fim de semana em Campo Grande
Nathália Rabelo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A montagem das estruturas do Carnaval na Esplanada Ferroviária começou logo na manhã da última sexta-feira (17), em Campo Grande. Já a concentração iniciou pela tarde com a presença de vários foliões que enfrentaram o tempo chuvoso para dar início às comemorações. Dessa forma, o cenário encontrado na parte histórica da capital na manhã deste sábado (18) retrata a farra da noite anterior. Por lá, morador reclama da quebradeira e do lixo deixado nas residências da região.
Vale ressaltar que todas as festas da Esplanada Ferroviária acabam às 23h. Logo em seguida, equipe da Solurb passa pelo local para realizar a limpeza. Mesmo com as ruas já higienizadas, João Ronaldo Miranda, que mora numa residência bem de frente para a Esplanada desde 1987, afirma que os foliões fizeram muita bagunça. Além disso, ressalta o quanto os moradores desejariam que festa fosse em outro local.
“Teve muita bagunça porque o local não é compatível com a quantidade de pessoas. A gente [moradores] não é contra o Carnaval, mas a gente quer que as autoridades arrumem um lugar decente. Aqui é o Centro de Campo Grande, se é patrimônio histórico, é um patrimônio histórico, não uma passarela de carnaval”, diz.
Descarte irregular de lixo
João ressalta que, de ontem para hoje, teve gente que depredou balaústre da sua casa e que é o tipo de situação que o próprio Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) exige que seja preservado. Além disso, passou a noite cuidando para que foliões não invadissem nem estragassem mais a sua casa.
Durante a madrugada, pessoas quebraram a cerca de madeira da sua casa também. Além disso, uma barraca montada na rua jogou o lixo no terreno de sua residência. Agora, quem vai lidar com a sujeira é ele.
Venda de bebidas para renda extra
Apesar das reclamações, João aproveitou o Carnaval para fazer a venda de cerveja e refrigerante para conseguir uma renda extra. Porém, ele afirma que as vendas não foram tão boas na noite de sexta-feira.
Rita Cescu, também moradora da região há 20 anos, também aproveitou a oportunidade. Ao Jornal Midiamax, explica que alugou a parte da frente da sua casa para que familiares comercializassem bebidas. Segundo ela, a movimentação não foi tão intensa na última noite. Ela acredita que a chuva tenha espantado os foliões, mas tem expectativa que Esplanada lote neste sábado.
Programação de Carnaval
As festividades do Carnaval 2023 continuam a todo o vapor neste fim de semana. Para este sábado (18), foliões podem aproveitar os tradicionais bloquinhos de carnaval em Campo Grande.
Hoje, quem comanda o Carnaval na Esplanada Ferroviária é o bloco Cordão Valu, que inicia o evento nas imediações da Feira Central a partir das 15h. Festa tem previsão de acontecer até às 23h neste sábado.
O evento acaba neste horário para que a equipe da Solurb consiga fazer a higienização do espaço em seguida. Além disso, evento deve respeitar moradores da região. Porém, não desanime. Quem ainda estiver com energia pode curtir o after Farofolia.
Festa começa às 22h30 no espaço Loop Music Hall, localizado na rua Dr. Temistocles, nº 91. Quem estiver na Esplanada consegue ir a pé até o local e aproveitar o evento até o amanhecer.
Pode entrar bebida?
O Carnaval é um momento de alegria, por isso muita gente quer saber se pode levar bebida até os bloquinhos. Para a tristeza de muitos, está proibido levar qualquer tipo de bebida, gelo e coolers até os bloquinhos. A prefeitura é criteriosa ao afirmar que “não pode entrar nada”.
Porém, a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) confirmou que as pessoas podem levar latinhas dentro do cooler. Porém, não será permitida a entrada de gelo, garrafa de vidro ou objetos cortantes. Mesmo assim, autoridades recomendam a consumir no próprio espaço.
O acesso aos locais de folia será feito por apenas duas entradas, uma na Avenida Calógeras com a Rua Antônio Maria Coelho, e a segunda na Avenida Mato Grosso, entre as Ruas 13 de Maio e 14 de Julho.
O restante do perímetro será fechado e contará com agentes que farão a orientação do público sobre os pontos de entrada.
Rolês privados
Quem preferir também pode comparecer a algum evento de carnaval de festas privadas. Essas são as principais que acontecem neste sábado:
CarnaDaza
- A partir das 23h59
- Rua Marechal Rondon, 2181
- Informações aqui
CarnaLup
- 17h às 23h
- Rua Antônio Maria Coelho, 3285 – Jardim dos Estados
- Informações aqui
Carna Valley
- A partir das 22h
- Av. Afonso Pena, 4150
- Informações para ingressos neste link
Garden Folia
- A partir das 20h
- DJ Panda, Kaio e Gabriel e Samba Pop
- Av. Afonso Pena, 4348
Lembrete para Carnaval 2023
Seja uma pessoa agradável neste Carnaval 2023 e na vida. Siga esses lembretes e viva uma folia plena para você e o próximo:
Não é NÃO: se a pessoa recusou qualquer aproximação, aceite e vá embora! Ninguém está ali para satisfazer suas vontades. Respeite as meninas!
Fantasia não é convite: parece óbvio, mas sempre tem gente que precisa lembrar. Fantasia não é convite para beijo, sexo ou aproximação. Se a aproximação não for consentida, é assédio!
Saúde é prioridade: passe o protetor solar, beba bastante água e cuide sempre de você. Lembre-se de guardar o celular, dinheiro, documentos e cartões em lugares seguros.
Cuide da natureza: jogue lixo no lixo, incentive os amigos a respeitarem a natureza e cuidado para não limpar o glitter comum na pia ou no banho, senão ele vai direto para o curso de água e prejudicar a vida aquática.
Se dirigir, não beba: pela sua segurança e a do outro, não dirija se for consumir bebidas alcoólicas. Pegue carona com quem não for beber, vá a pé, chame um motorista de aplicativo ou vá de ônibus.
Agora que você chegou até aqui, imagino que esteja tudo pronto para curtir o Carnaval 2023. Bora para a folia!
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.