Órgãos públicos e serviços sofrem alterações na “semana do saco cheio”, com a comemoração dos 46 anos do Mato Grosso do Sul, na quarta-feira (11), e de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, na quinta-feira (12). Confira o que abre e fecha nesta terça-feira (10) pré-feriado, em .

Ônibus

O transporte público funciona normalmente, com o habitual itinerante de sábado. A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) informou que na terça e sexta-feira (13), as frotas operam em plano especial. Na quarta e quinta-feira, dias oficiais de feriado, operam com frota reduzida com o sistema de sábado e domingo, respectivamente.

Repartições públicas

A prestação de serviço da Prefeitura de Campo Grande acontece normalmente. A alteração no funcionamento será na quarta e quinta-feira, conforme o calendário municipal. Os servidores do Governo do Estado também devem ter expediente sem alteração hoje.

Saúde

O atendimento à saúde é serviço essencial na cidade, portanto, não tem alteração nesta segunda. Já nos dias de recesso, funcionam apenas as unidades de saúde de emergência e urgência.

INSS

As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) funcionam normalmente hoje. A prestação do serviço é suspensa apenas nos dias oficiais de feriado.

Bancos

Esta terça-feira é dia útil para o Conselho Monetário Nacional. Conforme a Fenabran (Federação Brasileira dos Bancos), as agências estarão abertas.

Casa da Saúde

A Casa da Saúde terá atendimento para renovação das solicitações e dispensação de medicamentos, com distribuição de senhas, das 7h às 18h. Para atendimento de protocolo (primeiro cadastro), as senhas serão distribuídas das 7h às 15h.

Segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), a população pode fazer a retirada de medicamento até esta terça-feira. O ponto facultativo e feriado foram estabelecidos pelo Governo do Estado por meio de decreto. Portanto, a unidade retorna com o atendimento normal na próxima segunda-feira (16).

Correios

As agências funcionam de segunda a sexta-feira, quando dia útil. O atendimento é suspenso durante o feriado, retornando normalmente na sexta-feira (13). O atendimento de pós-vendas será realizado pela CAC (Central de Atendimento dos Correios) pelo site, telefones ou chat. O funcionamento desses canais ocorre 24 horas por dia, sete dias por semana. O atendimento com os operadores será retomado na sexta-feira, a partir das 8h.

Mercados e supermercados

De acordo com a Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), as unidades de Campo Grande funcionam normalmente durante o feriadão, conforme o horário de atendimento de cada estabelecimento. Nas demais cidades devem observar as especificações legais do município, ou região.

Shoppings

  • O Pátio Central funcionará das 9h às 16h nos feriados. Para movimentar, os dias serão marcados com atividades do projeto Pequenos Confeiteiros;
  • O funcionará normalmente das 10h às 22h durante os feriados;
  • O também mantém o funcionamento das 10h às 22h nos dias;
  • O horário do Norte Sul Plaza será normal, das 10h às 22h para todas as lojas, praça de alimentação e lazer.

Delegacia

Todas as delegacias de Campo Grande funcionam nesta terça. Já no feriado, o funcionamento acontece apenas na 4ª Delegacia de Polícia, Depac Centro, Cepol e (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher). As unidades especializadas e de áreas, como as delegacias de bairros, fecham e reabrem em dia útil.

Judiciário

A portaria do calendário do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) decreta ponto facultativo apenas na quarta e quinta-feira. No portal www.tjms.jus.br/plantao, no ícone ‘Plantão’, é possível encontrar os telefones de contato dos plantonistas.

Comércio

O comércio de Campo Grande funciona normalmente, conforme o acordo com o estabelecido na Convenção Coletiva de Trabalho celebrada entre o Sindivarejo Campo Grande, filiado à Fecomércio-MS, e o Sindicato dos Empregados no Comércio, desde que observadas algumas regras.