Pular para o conteúdo
Cotidiano

LISTA: Cidades de MS registram umidade em 15% e calorão de 42°C

Estado permanece em alerta de altas temperaturas durante a semana
Karina Campos -
Compartilhar
sol-calor-céu
Calor deve predominar no Estado. Imagem Ilustrativa. (Marcos Ermínio, Midiamax)

Cidades de Mato Grosso do Sul registraram domingo (24) com altas temperaturas e umidade do ar em índices preocupantes de 15%. As máximas colocaram o Estado entre as regiões mais quentes do Brasil nas últimas 24h.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica amplitude térmica – diferença entre mínima e máxima – de 19°C. Em Paranaíba, a mínima foi de 22,7°C para recorde de 42,1°C em poucas horas. A umidade do ar bateu mínima de 15%, valor abaixo do recomendado para saúde.

Os termômetros em Três Lagoas e Porto Murtinho alcançaram 42,1°C, a umidade relativa do ar variou de 17 a 20%. Em quarto lugar, Água Clara pontuou calor de 42°C, com umidade do ar em 18%.

Ainda conforme o monitoramento, todas as 79 cidades enfrentaram umidade do ar em índice crítico de 15 a 38%, condição favorecida pela intensa onda de calor.

Para se ter uma ideia da extremidade do calor, a menor temperatura registrada foi de 35,8°C, em Camapuã, com umidade do ar em 38%. Outra região menos castigada pelo calor foi Costa Rica com 35,7°C.

Um bloqueio atmosférico inibe a formação de nuvens, favorecendo as altas temperaturas. O alerta da onda de calor, com temperaturas 5°C acima do normal, permanece até as 18h de terça-feira (26).

O cenário pode piorar nos próximos dias, com previsão de calor de quase 44°C em Mato Grosso do Sul. Após o calor intenso, na quarta-feira (27), Porto Murtinho pode registrar chuvas isoladas, conforme as informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Em Água Clara, o calor também vai continuar nos próximos dias, com máxima de 42°C neste domingo. Na segunda e terça-feira, a máxima deve ser de 43°C.

Em Três Lagoas, o domingo pode ser de máxima de 42°C. Os termômetros sobem, com máxima provável de 43°C na segunda e também na terça-feira. Apesar da temperatura baixar, a quarta e quinta-feira também devem ser quentes, com temperaturas máximas de 42°C e 41°C.

Há previsão para pancadas de chuvas em algumas áreas de Mato Grosso do Sul, neste domingo e também na segunda-feira. Já na quarta-feira, pode chover em mais áreas do Estado, diminuindo gradualmente as temperaturas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados