No sábado (23), foi o estado que registrou as maiores temperaturas no país, com a onda de calor. O (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta, de grande perigo, que vai até terça-feira (26), quando o estado pode registrar máxima de 44°C.

As maiores temperaturas no estado registradas no sábado foram em , com 42,2°C, e Porto Murtinho, com 42°C. registrou 41,5°C, enquanto chegou a 41,2°C e Coxim marcou 40,4°C. Ainda durante esta semana, as temperaturas podem subir.

Para Campo Grande, já na segunda-feira (25) as temperaturas podem atingir máxima de 37°C, com mínima de 25°C. Na terça-feira o calor pode ser ainda maior, chegando à máxima de 39°C, com mínima de 26°C.

Enquanto isso, Porto Murtinho pode registrar novo recorde. A previsão para este domingo (24) é de temperatura máxima de 42°C. Já na segunda-feira a marca pode chegar aos 43°C e na terça-feira os termômetros podem marcar máxima de 44°C.

Após o calor intenso, na quarta-feira (27) Porto Murtinho pode registrar chuvas isoladas, conforme as informações do Inmet. Em Água Clara o calor também vai continuar nos próximos dias, com máxima de 42°C neste domingo. Na segunda e terça-feira, a máxima deve ser de 43°C.

Em Três Lagoas, o domingo pode ser de máxima de 42°C. Os termômetros sobem, com máxima provável de 43°C na segunda e também na terça-feira. Apesar da temperatura baixar, a quarta e quinta-feira também devem ser quentes, com temperaturas máximas de 42°C e 41°C.

Há previsão para pancadas de chuvas em algumas áreas de Mato Grosso do Sul, neste domingo e também na segunda-feira. Já na quarta-feira, pode chover em mais áreas do estado, abaixando gradualmente as temperaturas.

Cuidados com a saúde

Manter a hidratação é a principal recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde). A nutricionista Jackeline Stacy de Alcântara explica que nos períodos de altas temperaturas o corpo segue a natureza de tentar regular a temperatura, sendo assim, esse processo exige mais do metabolismo, que precisa eliminar mais água para o controle.

A alimentação influencia na maneira positiva ou negativa, a desregulação do hábito saudável acarreta episódios de má digestão, desidratação e sobrecarga renal.

“O ideal seria focar na hidratação, tomar bastante água e não vale o tereré, sucos de preferência da fruta, chás gelados, mas evitando os diuréticos, como o hibisco, chá-verde, cavalinha, etc., frutas com bastante teor de água também são ótimas, por exemplo, a melancia, melão, laranja e abacaxi. Aumentar o consumo de legumes e verduras é importante também porque são alimentos fontes de alguns minerais que perdemos com o excesso de transpiração, além de facilitar a digestão”.