Pular para o conteúdo
Cotidiano

Incêndio destruiu 1,3 mil hectares no entorno da fazenda do ‘Zé Leôncio’ no Pantanal

Bombeiros ficaram 6 dias combatendo o fogo. Nesta semana, mais 14 militares foram enviados ao Pantanal
Graziela Rezende -

O incêndio que tomou conta do entorno de uma propriedade rural em , que ficou conhecida por conta das gravações da novela Pantanal e por pertencer, na ficção, ao personagem “Zé Leôncio”, contabilizou 1.330 hectares, de acordo com o . Equipes foram deslocadas para a região durante a Operação Pantanal 2023.

Ao todo, os militares permaneceram no local por seis dias, entre e . Ao fim dos trabalhos, uma equipe sobrevoou a região e constatou que não há mais necessidade de atuação do Grupamento de Operações Aéreas. 

Nesta semana, também foram enviados mais 14 bombeiros para a região do Pantanal, os quais ficaram divididos em quatro viaturas específicas de combate a incêndios florestais, a pronto emprego nos municípios de Aquidauana e Corumbá.

O CPA (Centro de Proteção Ambiental) do CBMMS, em Campo Grande, faz o monitoramento de focos de incêndio via satélite 24h por dia, gerenciando as guarnições em campo para o acesso e combate a novos focos que surgirem.

Nesta sexta-feira (6), conforme boletim divulgado pela corporação, já foram combatidos ao menos oito grandes incêndios florestais na região do pantanal.

O último foco combatido foi na região do Paiaguás, onde, por se tratar de uma região de difícil acesso, uma guarnição de especialistas contou com o apoio do grupamento de operações aéreas. Com a estratégia correta, extinguiram o fago em três dias.

Imasul suspendeu efeitos e emissão de novas licenças

O Imasul (Instituto de de Mato Grosso do Sul) suspendeu, em julho deste ano, as autorizações emitidas e ainda não executadas para queima controlada, além de interromper a tramitação de processos de licenciamento e a emissão de novas autorizações do gênero até o fim do ano.

A medida foi embasada em nota técnica emitida pelo Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), que analisou as tendências meteorológicas e focos de calor para os meses de julho, agosto e setembro, indicando a necessidade de suspensão das atividades com uso do fogo para prevenir eventuais incêndios florestais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina