Pular para o conteúdo
Cotidiano

Idoso que precisa de cirurgia aguarda há 3 dias transferência em UPA de Campo Grande

Demora na transferência pode ser por falta de ambulâncias do SAMU e macas retidas em hospitais
Fábio Oruê -
médicos samu upa transferência
UPA Universitário. (Foto: divulgação, Sesau)

de 71 anos aguarda há três dias uma transferência na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Bairro Universitário, em . O paciente precisa passar por cirurgia no Hospital Universitário, mas não consegue ambulância para o deslocamento.

Conforme o filho do idoso, Diego Matos, na segunda-feira (6), o pai foi levado até a UPA com muitas dores. “O doutor disse que tinha que fazer uma cirurgia urgente no meu pai porque está com a cabeça do fêmur totalmente quebrada. Tem que colocar uma haste para solucionar o problema e acabar com as dores”, relata ao Jornal Midiamax.

Ele conta que o pai começou a sentir fortes dores no dia 26 de janeiro e foi levado até um UPA após horas de espera por uma ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), no Bairro Chácara das Mansões.

O idoso foi medicado com morfina e liberado. Entretanto, ainda com muitas dores, a família levou o paciente até o Hospital Evangélico, onde ele fez alguns exames. Na segunda, o médico responsável constatou a necessidade de cirurgia.

O senhor então foi levado até a UPA do Universitário, já que para realizar cirurgia pelo SUS (Sistema Único de Saúde), os pacientes precisam ser encaminhados do Pronto Atendimento. No local, o plantonista fez o encaminhado para a cirurgia.

Aguardando transferência

Com o encaminhamento em mãos, o idoso aguardava apenas abrir uma vaga em qualquer hospital de Campo Grande com a especialidade necessária para a realização da cirurgia. “Ontem [terça-feira] veio a notícia que estava com uma vaga para fazer a cirurgia do meu pai no Hospital Universitário”, explica Diego à reportagem.

Entretanto, a família foi informada que o médico plantonista já solicitou duas vezes ao SAMU para fazer a transferência. “Até o momento já ligamos diversas vezes, mas dizem que não tem expectativa. Não tem como nem como dar um dia para ir buscar meu pai”, revela.

Nesta quarta-feira (8), Diego diz ter sido informado pelo SAMU que as macas estão retidas nos hospitais e, por isso, não é possível fazer a transferência do idoso. Até o fechamento deste material, o paciente não havia sido transferido.

A (Secretaria Municipal de Saúde) informou que o SAMU atende ocorrências externas de urgência e emergência e por isso, é dado prioridade ao paciente que está com maior gravidade par que o quadro clínico seja estabilizado o mais rápido.

“[…] o que pode provocar uma demora além do esperado para realizar o transporte dos pacientes que já estão nas unidades 24h”, diz nota enviada ao Jornal Midiamax. A pasta ressalta que o idoso está sendo acompanhado e será transferido “o mais rápido possível”.

Demora é alvo de investigação

O MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) instaurou notícia de fato para apurar denúncia na demora para transferência de pacientes para hospitais de Campo Grande. A apuração deriva de uma denúncia protocolada na Ouvidoria do MPMS.

Em dezembro de 2022, um morador do denunciou que a tia de 72 anos aguardou por mais de 12 horas por uma transferência. Ela estava esperando ser levada do CRS (Centro Regional de Saúde) Aero Rancho para o Hospital Regional Rosa Pedrossian.

Em janeiro, a manifestação foi distribuída à 32ª Promotoria de Justiça, que abriu uma notícia de fato. A apuração foi prorrogada por mais 90 dias na semana passada.

No decorrer da investigação, o Samu informou que o tempo médio de atendimento é de 31 minutos, com base nos 6,2 mil atendimentos realizados em novembro de 2022. Até o momento, nem o Samu e nem a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) detalharam a situação do atendimento de urgência e emergência ao MP.

*Matéria alterada às 16h40 para acréscimo de posicionamento da Sesau.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça autoriza exumação em caso de investigação de paternidade em Terenos

Por unanimidade, STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão

Traficante perde controle de carro e vai parar nas margens da BR-060 com 1,3 tonelada de maconha

Mais de 160 crianças e adolescentes indígenas recebem certidões de nascimento

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

473,9 mil beneficiários informaram não reconhecer descontos, diz INSS

Últimas Notícias

Brasil

PF desarticula quadrilha especializada na produção de droga sintética

Capacidade para fabricação de mais de 4,2 milhões de comprimidos

Polícia

Desaparecido há 4 dias em MS, familiares continuam com buscas

Desapareceu em Ribas do Rio Pardo

Esportes

Bahia perde para Atlético Nacional e se complica na Libertadores

Os brasileiros agora precisam vencer o Internacional na última rodada

Trânsito

Motociclista é reanimado por socorristas após acidente entre moto e ônibus

Motociclista caiu desacordado ao solo