Hacker que atacou Fapec derruba 12 sites de prefeituras e câmaras de Mato Grosso do Sul

Fapec tem sido alvo de críticas de professores e alunos devido aos erros em provas de vestibulares da UFMS e UEMS

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Site da Prefeitura de Dourados foi alvo do ataque hacker. (Canal Fala Povo)

O hacker identificado como Low Profile, do grupo Anonymous, derrubou 12 sites de prefeituras, previdências sociais e câmaras municipais de Mato Grosso do Sul, na tarde deste sábado (9). A justificativa seria a “falta de respostas da FAPEC em resolver o problema” nas provas dos vestibulares da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). 

A Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) tem sido alvo de críticas de alunos e professores sobre a quantidade de erros em provas, que vão desde falta de revisão a questões com gabarito incompatível com o conteúdo. Nas redes sociais, foram levantadas as hashtags #ForaFapec e #MudaFapec. 

Além disso, o portal da Fapec foi derrubado por mais de 16 horas nesta semana pelo hacker identificado como Low Profile, que seria da “Alta Hierarquia do Coletivo Internacional Anonymous”. As ameaças, nesta semana, também envolveram a exposição de dados pessoais de administradores da Fapec. 

Contudo, neste sábado (9), e-mail enviado pelo hacker ao Midiamax informa que sites de órgãos públicos de dez municípios de Mato Grosso do Sul foram atacados e sofrem com instabilidades. Algumas cidades tiveram mais de um site atacado, como no caso de Dourados, a 249 km da Capital, totalizando 12 portais. 

“Devido a falta de respostas da FAPEC em resolver o problema, estamos atacando a infraestrutura do estado gerando grandes instabilidades em todo o Mato Grosso do Sul”, comunica o hacker. 

Na lista de sites atacados, estão da Prefeitura de Dourados, Prefeitura de Ponta Porã, Câmara de Corumbá, Prefeitura de Rio Negro, entre outros.

Confira a lista completa de sites atacados pelo hacker

  • Prefeitura de Dourados;
  • Previdência social de Dourados;
  • Diário Oficial de Corumbá;
  • Prefeitura de Ponta Porã;
  • Câmara de Corumbá;
  • Prefeitura de Rio Negro;
  • Câmara Municipal de Costa Rica;
  • Câmara Municipal de Jardim;
  • Câmara Municipal de Inocência;
  • Câmara Municipal de Rochedo;
  • Câmara de Ladário;
  • Prefeitura de Naviraí.

Todos os portais da lista apresentavam instabilidades até às 14h40, deste sábado. O Midiamax entrou em contato com as instituições e aguarda resposta. 

Erros em vestibulares

Capa de prova do vestibular UEMS aponta falta de revisão. (Canal Fala Povo)

Midiamax teve acesso a imagens das provas aplicadas nos vestibulares das duas universidades públicas. Já na capa da avaliação da UEMS, por exemplo, há um erro de digitação sobre a quantidade de questões, o que apontaria a falta de revisão. A prova prevê cinco alternativas, mas na pergunta 39 há apenas quatro. 

Já na prova da UFMS, a questão 32 não teria alternativa correta. Na pergunta 34, as alternativas A e B poderiam ser consideradas corretas. 

Levantamento feito por integrantes do movimento apontam erros em pelo menos dez questões na prova da UEMS e quatro na da UFMS. 

Conteúdos relacionados