A (Agência Popular de Habitação do Estado de Mato Grosso do Sul) divulgou, nesta sexta-feira (22), que irá isentar os moradores da Favela do Mandela a pagar a contraprestação mensal referente às unidades habitacionais que serão construídas para atender a população. 

Um incêndio de grandes proporções destruiu 150 moradias em 16 de novembro na comunidade localizada no bairro Isabel Garden, em . Dezenas de famílias ficaram sem ter onde morar e foram levadas para abrigos ou receberam barracas do exército para se abrigarem do sol e chuva. 

A Lei Nº 6.177/2023, publicada no DOE (Diário Oficial do Estado), desta sexta-feira, prevê a isenção da contraprestação da participação financeira mensal dos moradores do Mandela ou de outra comunidade que esteja em assentamento precário no território sul-mato-grossense.

Esse valor é usado como retorno dos investimentos aplicados para recomposição dos recursos do FEHIS (Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social). A lei entra em vigor a partir de hoje. 

O benefício de isenção será concedido a quem não seja titular de outro imóvel ou contemplado em programa habitacional nos âmbitos municipais, estaduais ou federais. 

Isenção Minha Casa, Minha Vida

O Governo do Estado também publicou, nesta sexta-feira (22), a Lei Nº 6.178/2023 que prevê isenção da contrapartida financeira mensal aos beneficiários de programas habitacionais de construção de imóveis para a população de baixa renda, em que a renda mensal bruta se enquadre no Programa – Faixa Urbano 1.

O beneficiário também não poderá ter outro imóvel em seu nome e nem ter sido contemplado em outros programas habitacionais. 

A isenção será aplicada aos imóveis contratados a partir de 2024 e a beneficiários que cumprirem os seguintes requisitos:

  • Recebam benefício de Prestação Continuada (BPC) ou do Programa Bolsa Família, ou de outros que vierem a substituí-los;
  • Tenham perdido o único imóvel em razão de situação de emergência ou de calamidade, formalmente reconhecida pelos órgãos competentes;
  • Tenham construído unidade habitacional em terreno de propriedade da família.