A concessão dos serviços de em vence em junho de 2028 e o (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) vai atuar no processo. O Governo do Estado assinou contrato com o banco para suporte técnico e assessoria na estruturação do projeto.

O contrato não tem um valor fechado, sendo que o BNDES deve receber conforme a prestação de serviço. O prazo de entrega dos resultados é de 36 meses e neste período serão realizados estudos técnicos constituídos por diagnóstico, plano de negócios, modelo regulatório, modelo econômico e financeiro e outros serviços profissionais especializados.

Segundo o EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas), entre as metas do Governo do Estado com esse contrato estão a modernização do modelo regulatório com a incorporação de melhorias contratuais, incentivo para novos investimentos, melhoria na qualidade e eficiência na prestação dos serviços.

A MS-GÁS é uma sociedade de economia mista composta pelo Estado (com 51% das ações) e pela Commit Gás S.A. (com 49% das ações).

Fornecimento será feito pela MSGÁS à UFN3

MSGás (Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul) será responsável pela distribuição do gás natural vindo da Bolívia, para a UFN3. Quando concluída, a indústria de fertilizantes deve posicionar Mato Grosso do Sul na produção do insumo, além de aumentar a arrecadação de ICMS devido ao consumo de gás.

A previsão é de que a indústria entre em operação em 2026 e o ramal de fornecimento de gás já está pronto. Atualmente, a MSGás atende 16 mil unidades consumidoras de gás natural.

Entre 2024 e 2029, pretende aplicar R$ 189 milhões na expansão de redes de canalização de Gás Natural, com previsão de expansão para as cidades de Sidrolândia, (entre postos de Gás Natural Veicular e GN para indústria).