Pular para o conteúdo
Cotidiano

Fiscalização do TCE-MS quer saber como está atendimento básico de saúde em Campo Grande

Ao longo do dia, 33 unidades de saúde serão analisadas por auditores do TCE-MS, que quer analisar condições da rede de atenção primária
Thalya Godoy, Priscilla Peres -
ubs tce
TCE percorreu unidades de saúde (Foto: Divulgação TCE-MS)

Nesta quarta-feira (31), 22 auditores do (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) divididos em 11 equipes, fiscalizam 33 unidades básicas de saúde de . A ação quer levantar dados sobre a situação atual dos serviços de saúde de atenção primária.

A vai durar o dia todo e a previsão é de que o relatório final fique pronto em até 20 dias. Chefe da divisão da saúde do TCE-MS, Haroldo Oliveira Souza, explica que as unidades de saúde foram escolhidas diante de questões técnicas e de popularidade.

Os auditores percorrem UBSs (Unidade Básica de Saúde) e USFs (Unidade de Saúde da Família), que foram escolhidas por serem unidades grandes e localizadas em bairros populosos de Campo Grande.

As equipes vão analisar a infraestrutura das unidades, o abastecimento de remédios e o quadro funcionários. Entre as situações, se a quantidade de servidores é suficiente para demanda de pacientes, se cumprem horários, o tempo de atendimento, entre outros quesitos.

TCE quer entender gargalos da saúde pública

O modelo de fiscalização em unidades de saúde aplicado hoje em Campo Grande é inédito e está sendo testado. O chefe da divisão da saúde do TCE-MS, Haroldo Oliveira Souza explica que caso dê certo, há possibilidade de expandir para os municípios do interior.

Apesar de ser uma fiscalização, a foi informada que as visitas nas unidades de saúde aconteceriam nesta quarta-feira (31). Entre as análises que serão feitas, Haroldo destaca que tem consciência de alguns problemas como a falta de medicamentos, relatada por prefeituras de Campo Grande e do interior.

“Às vezes a gente direciona a nossa fiscalização para uma coisa quando na realidade a população está precisando de outra. Então, essa ação para fazer esse alinhamento, então a gente vai conseguir entender como funciona, quais são as necessidades para direcionar as nossas fiscalizações e atingir o nosso resultado que a sociedade está esperando”, afirma.

Situações encontradas pelo TCE-MS (Foto: Divulgação TCE-MS)

Ação na saúde acontece após fiscalização nas escolas

Em abril deste ano, auditores do TCE-MS percorreram escolas de Mato Grosso do Sul, em ação parecida com a que agora acontece na saúde. A auditoria faz parte de uma fiscalização nacional e que, em Mato Grosso do Sul, apurou irregularidades em unidades escolares que atendem mais de 4 mil alunos.

Conforme já noticiado pelo Midiamax, 75% das escolas municipais em Mato Grosso do Sul que foram alvos da auditoria não tinham vistoria dos bombeiros e inadequações foram constatadas em 66,67% das unidades visitadas. O relatório final da “Operação Educação” foi apresentado no fim de abril.

O documento também apontou que todas as escolas não tinham hidrantes e que problemas foram constatados em 88,89% dos banheiros. Também foram encontradas rachaduras, infiltrações, falta de materiais de higiene e mofo, além de outros problemas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com salários de até R$ 9 mil, seleção do IFMS para professor encerra inscrições nesta semana

nomes cartorios ms 2024

Terceira Semana Nacional do ‘Registre-se!’ tem como foco nos atendimentos os povos originários

comércio

Comércio ‘tímido’ no Dia das Mães salva quem deixou presente para última hora em Campo Grande

VÍDEO: Carros ficam destruídos em acidente na Avenida Afonso Pena

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

polícia projeto

Corpo completamente carbonizado é encontrado em Ponta Porã

Últimas Notícias

Mundo

VÍDEO: Papa Leão XIV envia ‘saudação carinhosa para todas as mães’

Papa fez a segunda aparição pública

Polícia

Jovem desaparecido há 2 dias é encontrado morto no Rio Paraná em Três Lagoas

Vítima foi encontrada dois dias após desaparecimento

Cotidiano

Família lamenta morte de fisiculturista que competia em MS

Segundo familiares, ele tinha pressão alta. O fisiculturista deixa três filhos

Brasil

Próximo pagamento do INSS já poderá ter ressarcimento, diz Alckmin

Vice-presidente prestou esclarecimentos após investigação sobre fraude