Família autoriza e órgão de menina de 3 anos que se afogou em Dourados vai para Minas Gerais

Criança ficou quase uma semana internada e teve morte encefálica confirmada

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
dourados doação de órgãos
Captação foi feita em Dourados (Divulgação, Ebserh)

Órgão da menina de três anos que morreu afogada na última sexta-feira (27), em Dourados, foi doado para paciente em Minas Gerais. A captação foi feita no sábado (28), no Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

A menina foi vítima de afogamento em piscina no dia 22 de outubro, chegou a ser reanimada por 30 minutos e ficou internada na UTI Pediátrica do hospital. Devido a uma piora no quadro clínico, na sexta-feira foi confirmada a morte encefálica.

A família autorizou a doação de múltiplos órgãos. A captação foi na noite de sábado e os órgãos viáveis foram encaminhados para Minas Gerais, de acordo com a compatibilidade dos receptores. Não foram divulgadas informações sobre os órgãos doados ou o perfil do paciente mineiro.

Captação de órgãos

A captação só foi possível graças ao trabalho em conjunto da Equipe da UTI-Ped na manutenção do potencial doador, CIHDOTT (Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) do HU-UFGD sob suporte da OPO (Organização de Procura de Órgãos) de CG e da CET-MS (Central Estadual de Transplantes), equipes médicas e de enfermagem do Centro Cirúrgico do HU-UFGD e Equipe captadora de Minas Gerais.

“Muito obrigado pelo esforço de todas as pessoas envolvidas. E ainda envolvidos em um luto muito difícil. É a beleza desse nosso trabalho tão complexo e dolorido, mas ainda assim muito bonito”, agradeceu o superintendente Dr. Hermeto Macario Amin Paschoalick.

A doação de órgãos proporciona o prolongamento da expectativa de vida de pessoas que precisam de um transplante, permitindo o restabelecimento da saúde e, por consequência, a retomada das atividades normais. Devido ao número de partes do corpo que podem ser cedidas, cada doador pode salvar oito vidas ou mais.

Conteúdos relacionados