Pular para o conteúdo
Cotidiano

Estudantes de MS levam ciência sul-mato-grossense para feira da USP

MS é representado por seis projetos na Febrace, com 15 alunos responsáveis
Fábio Oruê -
febrace
Elisa e sua orientadora Tatiane (Foto: Divulgação/Febrace)

Levando a ciência de Mato Grosso do Sul para , 15 estudantes sul-mato-grossenses são finalistas da Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), da USP ( de São Paulo), que acontece desde segunda-feira (20).

Ao todo, os alunos são responsáveis por 6 projetos, que estão sendo apresentados nesta quarta (22) e quinta-feira (23). Entre esse pessoal está a estudante Elise Lissa, de 17 anos, do (Instituto Federal de MS).

Com o projeto ‘Impressão 3D: Um recurso no ensino de neutralização ácido-base’, ela é a única dos seis que apresenta um trabalho sozinha, com orientação da professora Tatiane Araújo. A conquista é fruto de muito esforço e anos de dedicação, segundo conta a mãe de Elise, Cristina Hirokawa, ao Jornal Midiamax.

“Ela nunca me deu trabalho nos estudos. Sempre dedicada. Foi uma surpresa. Muito orgulho, pois nem imaginávamos que iria representar o IFMS e o Estado de MS”, diz a mãe.

De acordo com a mãe orgulhosa, Elise sempre gastou horas e horas com estudo. “Para entrar no Instituto [IFMS] estudou bastante, no ano passado no último ano do curso Técnico de Informática, estudou de 4 a 5 horas. Fora do horário de aula. E a cada fase do Passe do , também estudou. Passou em 1° lugar na UFMS para curso de Engenharia de Software para 2023″, conta Cristina.

O trabalho de Elise é um dos cinco projetos do IFMS que foram finalistas no evento da USP. O sexto projeto é do Colégio Militar de . A lista completa pode ser conferida clicando neste link.

IFMS na liderança

Em 2023, a região enviou 13 trabalhos, sendo dois de Mato Grosso, dois do Distrito Federal e três de Goiás. Em Mato Grosso do Sul, cinco dos seis projetos classificados são do Instituto. As pesquisas conquistaram a classificação ao participar das Feiras de Ciência e Tecnologia organizadas pela Instituição.

“O IFMS tem uma história de destaque na FEBRACE. Há alguns anos somos o Estado com mais projetos credenciados da região. Este ano, a história se manteve. Fruto de muito investimento e esforço institucional em parceria com outras instituições. Participar da FEBRACE é uma experiência muito engrandecedora para nossas e nossos estudantes e docentes. É a oportunidade de conhecerem pesquisadores de várias partes do mundo e de serem conhecidos”, explica o professor Vitor Quadros Altomare Sanches, diretor de Pesquisa do IFMS.

Febrace

Febrace é realizada pela USP desde 2003 com o objetivo de estimular o interesse em Ciências e Engenharia em jovens da educação básica, engajar professores no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas e aproximar as escolas públicas e privadas das universidades

A mostra de trabalhos tem foco na cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo, reunindo anualmente estudantes e professores do ensino fundamental (8° ou 9° ano), ensino médio e técnico.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Campo Grande discute plano nacional de arborização e foca em levar árvores às periferias

Nova ferramenta digital em Dourados promete agilizar ao atendimento ao contribuinte

Corte de gastos vai garantir credibilidade para receber recursos da União, diz Fabio Rocha

Adolescente invade escola e ataca crianças a faca no Rio Grande do Sul; dois ficam feridos

Notícias mais lidas agora

Adriane proíbe gastos acima da inflação e prepara Campo Grande para novas obras

‘Era alegria da casa’, diz tio de menino de 11 anos encontrado morto em MS

malebolge prefeito operação

Ao STF, juiz diz não ter acesso a provas usadas pelo MPMS em denúncia por corrupção

Homem procura ajuda em hotel após ser espancado em MS

Últimas Notícias

Famosos

Após falência, Diego Hypólito revela como perdeu R$ 10 milhões: ‘Surreal’

Diego Hypólito deu detalhes de o que aconteceu para que perdesse R$ 10 milhões em patrimônio em poucos meses; saiba detalhes da situação

Polícia

Quatro são presos em MS em operação contra grupo criminoso que transportava drogas em voos comerciais

Foram cumpridos 10 mandados em Mato Grosso do Sul

MidiaMAIS

Vai passar na sua cidade? Elefanta atravessa Mato Grosso do Sul após ser libertada de cativeiro

Gigante tem feito paradas em postos de gasolina no Estado. Ela esteve em Campo Grande na manhã desta terça (8). Você viu?

Sem Categoria

Motociclista é flagrado com skunk que seria revendido em aldeia de Caarapó

Droga foi apreendida pelos agentes do DOF durante abordagem em Aral Moreira