Estado e MPE firmam acordo que aumenta área de preservação do Parque dos Poderes
O Governo do Estado e o MPE (Ministério Público Estadual) celebraram acordo que permite ampliação da área de preservação da vegetação nativa do Parque dos Poderes. Atualmente, segundo a administração estadual, a legislação assegura a preservação de 164,61 hectares, com o acordo, a área a ser preservada passa para 175,66 hectares, 11,05 hectares a mais […]
Diego Alves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Governo do Estado e o MPE (Ministério Público Estadual) celebraram acordo que permite ampliação da área de preservação da vegetação nativa do Parque dos Poderes. Atualmente, segundo a administração estadual, a legislação assegura a preservação de 164,61 hectares, com o acordo, a área a ser preservada passa para 175,66 hectares, 11,05 hectares a mais de mata nativa do Parque.
As respectivas áreas fazem parte da PGE (Procuradoria Geral do Estado), Batalhão de Polícia de Choque, Sefaz (Secretaria de Fazenda), além de outros espaços passíveis de desmate que estavam liberadas para construção ou ampliação dos órgãos que agora estão protegidas.
No acordo são citados novos trechos que poderão ser utilizados pelas secretarias para fins de estacionamento. Neste caso, mesmo após estudos topográficos nos locais onde não existem mais vegetação nativa, ou implique em retirada de árvores, deverá haver autorização prévia do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).
O texto tramita na 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, prevê a proteção de 11,05 hectares de mata nativa a mais do que hoje está expresso na Lei nº 5.237/2018.
Projeto de Lei também será encaminhado à Assembleia Legislativa, alterando a Lei nº 5.237/2018, que “Cria o Complexo dos Poderes e estabelece o Programa de Preservação, Proteção e Recuperação Ambiental das áreas que abrangem o Parque dos Poderes, o Parque Estadual do Prosa, o Parque das Nações Indígenas”.
Além disso, é previsto a compensação de eventuais desmates para fins de intervenções no entorno das secretarias, caso seja necessário, o que deverá ocorrer preferencialmente dentro do complexo do Parque dos Poderes. Ele também impede a criação de novas áreas de supressão arbórea, ainda que por lei. Há ainda a possibilidade de realização de audiência pública para discussão mais profunda do tema.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Furacão Milton ganha ‘Big Brother’ com câmeras ao vivo na internet
- VÍDEO: Sob alerta de tempestade, Campo Grande registra rápida chuva de granizo
- Vereador que não conseguiu reeleição morre três dias após eleições em MS
- Casal é feito refém por mais de 8 horas e amarrado durante roubo em sítio de MS
Últimas Notícias
Após chuva rápida, quatro bairros de Campo Grande têm queda parcial no fornecimento de energia
“Causas seguem em análise, contudo, na ocorrência em questão, não há envolvimento de transformador”, afirmou Energisa
Idosa, passageira de veículo da saúde de Paraíso das Águas morre em acidente na BR-060
Ana Maria voltava de consulta médica em Campo Grande, a qual havia acabado de receber o diagnóstico de câncer
Em Campo Grande, 62,7% dos consumidores planejam comprar presente neste Dia das Crianças
Gasto médio está estimado em algo entre R$ 100,00 e R$ 200,00 por criança
Polícia cumpre mandado contra homem que ameaçou com arma e estuprou enteada de 10 anos em Campo Grande
Como tinha mandado de prisão por violência doméstica, ele acabou preso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.