Essa vaga é sua? Blitz educativa orienta condutores a respeitarem vagas destinadas a PCDs

Iniciativa faz alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Ação SDHU
Blitz educativa no centro de Campo Grande (Divulgação)

Em 21 de setembro, foi celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, uma data que busca promover a reflexão sobre a importância da inclusão e da equidade de oportunidades para as PCDs (Pessoas com Deficiência). Em Campo Grande, um dos maiores desafios enfrentados por pessoas com deficiência é o desrespeito da população em geral em relação às vagas de estacionamento exclusivas destinadas a elas.

Com o intuito de ampliar a visibilidade dessa questão, a SDHU (Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos), por meio da Caped (Coordenadoria de Apoio à Pessoa com Deficiência), em parceria com o Festival Inclusivo, está organizando uma blitz educativa no centro de Campo Grande, chamada “Essa Vaga Não é Sua Nem por um Segundo”.

Conforme a SDHU, o objetivo principal dessa ação é orientar os condutores sobre o respeito às vagas destinadas a PCDs e esclarecer a eles seus direitos.

É importante ressaltar que as vagas especiais são um direito assegurado por Lei Federal, com seu uso regulamentado por Resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Conforme a regulamentação, é determinado que 2% do total de vagas nos estacionamentos regulamentados sejam reservadas para portadores de deficiência. Além disso, para as pessoas idosas, a lei local estabelece a reserva de 5% das vagas nos estacionamentos públicos e privados, com a disposição dessas vagas de maneira a garantir o melhor deslocamento, conforme previsto no Estatuto do Idoso.

Serviço:

A blitz é realizada nesta sexta-feira (22), às 14h, na Rua 13 de Maio com a Av. Afonso Pena.

Conteúdos relacionados