Em protesto, servidores estaduais pedem redução no desconto de 14% do MSPrev
Os servidores aguardam uma resposta do governador, após a formação de uma comissão de deputados para intermediar as negociações
Lethycia Anjos, Clayton Neves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Servidores aposentados e da ativa em Mato Grosso do Sul realizaram uma manifestação na manhã desta terça-feira (24), em frente ao Bioparque Pantanal, com o objetivo de sensibilizar o Governo do Estado sobre a situação da categoria após a Reforma da Previdência estadual.
Uma das principais reivindicações da categoria é a redução do desconto de 14% nas aposentadorias e pensões dos servidores de vários órgãos e poderes de Mato Grosso do Sul.
A manifestação reuniu cerca de 30 servidores que se mobilizaram desde as 7h30 da manhã. Dionizio Gomes, aposentado do poder judiciário, destaca que a manifestação teve um resultado positivo após uma conversa preliminar com o governador Eduardo Riedel.
“Conseguimos ter uma conversa preliminar com o governador Eduardo Riedel, ele disse que está sensível à causa e que serão feitos estudos para avaliar a melhor opção que beneficie os aposentados”, ressalta.
Na ocasião, o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, se comprometeu a agendar uma reunião com Riedel. Os servidores aguardam uma resposta do governador, após a formação de uma comissão de deputados para intermediar as negociações.
Apesar dos avanços, uma comissão de servidores planeja ir até a Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) em 7 de novembro para pressionar os deputados a não esquecerem a pauta.
“Reforma” da Previdência
Desde janeiro de 2021, os aposentados e pensionistas passaram a ter um desconto de 14% após a aprovação da “Reforma da Previdência”. A categoria argumenta que esse desconto é excessivamente alto e impacta negativamente suas condições de vida, especialmente considerando as despesas com saúde.
Os servidores afirmam que a eliminação ou redução desse desconto é possível, com exemplos de outros estados que adotaram essa abordagem na reforma da previdência. No entanto, até o momento, eles sentem que estão sendo adiados e aguardam ações concretas das autoridades para atender às suas demandas.
Notícias mais lidas agora
- Gaeco e Bope cumprem ao menos 9 mandados de prisão contra organização criminosa em Campo Grande
- Apreendido em MS, Snus é ‘cigarro sem fumaça’ que bomba até entre jogadores na Europa
- Bombeira Laika encontra corpo de idoso que desapareceu em Campo Grande no domingo
- Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
Últimas Notícias
Posse da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa será em 3 de fevereiro
No dia seguinte, está prevista a sessão inaugural da 12ª Legislatura
Cliente denuncia academia de Campo Grande após passar cheque de mensalidade e ser descontado R$ 7 mil
Proprietário do local enviou foto do cheque original e disse que irá verificar o que aconteceu
‘Queremos no Brasil’: sul-mato-grossenses fazem apelo após KitKat de tereré ser anunciado no Paraguai
Você comeria? Com creme de erva-mate, chocolate ao leite e menta, KitKat de tereré empolgou paraguaios e sul-mato-grossenses
Estudantes de Dourados tem até 19 de fevereiro para cadastramento de passe livre
Interessados devem procurar a Central de Passe, no Terminal Rodoviário
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.