Em protesto, servidores estaduais pedem redução no desconto de 14% do MSPrev
Os servidores aguardam uma resposta do governador, após a formação de uma comissão de deputados para intermediar as negociações
Lethycia Anjos, Clayton Neves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Servidores aposentados e da ativa em Mato Grosso do Sul realizaram uma manifestação na manhã desta terça-feira (24), em frente ao Bioparque Pantanal, com o objetivo de sensibilizar o Governo do Estado sobre a situação da categoria após a Reforma da Previdência estadual.
Uma das principais reivindicações da categoria é a redução do desconto de 14% nas aposentadorias e pensões dos servidores de vários órgãos e poderes de Mato Grosso do Sul.
A manifestação reuniu cerca de 30 servidores que se mobilizaram desde as 7h30 da manhã. Dionizio Gomes, aposentado do poder judiciário, destaca que a manifestação teve um resultado positivo após uma conversa preliminar com o governador Eduardo Riedel.
“Conseguimos ter uma conversa preliminar com o governador Eduardo Riedel, ele disse que está sensível à causa e que serão feitos estudos para avaliar a melhor opção que beneficie os aposentados”, ressalta.
Na ocasião, o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, se comprometeu a agendar uma reunião com Riedel. Os servidores aguardam uma resposta do governador, após a formação de uma comissão de deputados para intermediar as negociações.
Apesar dos avanços, uma comissão de servidores planeja ir até a Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) em 7 de novembro para pressionar os deputados a não esquecerem a pauta.
“Reforma” da Previdência
Desde janeiro de 2021, os aposentados e pensionistas passaram a ter um desconto de 14% após a aprovação da “Reforma da Previdência”. A categoria argumenta que esse desconto é excessivamente alto e impacta negativamente suas condições de vida, especialmente considerando as despesas com saúde.
Os servidores afirmam que a eliminação ou redução desse desconto é possível, com exemplos de outros estados que adotaram essa abordagem na reforma da previdência. No entanto, até o momento, eles sentem que estão sendo adiados e aguardam ações concretas das autoridades para atender às suas demandas.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.