Desde o dia 28 de março até esta segunda-feira (3), cerca de 50 municípios de já iniciaram a campanha de vacinação contra a , antes da abertura oficial, que será no dia 10 de abril.

As informações são do presidente do Cosems/MS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul), José Lourenço Braga Marin.

“Este ano a campanha tem como diferencial que todos os públicos já podem se vacinar desde o início da campanha, não é mais necessário aguardar a abertura de novos públicos. Cerca de 50 municípios já começaram a aplicar o imunizante, as Secretarias estão adotando estratégias diversas para vacinar o máximo de pessoas, como vacinação aos sábados e no período noturno, uma oportunidade também para atualizar o cartão de vacina”, diz.

MS já recebeu 188 mil doses da vacina contra a Influenza, e despontando outros Estados, já iniciou, no dia 28. A previsão é de receber mais 1 milhão de doses até o final do ano.

“A vacina da gripe foi incorporada no PNI-Programa Nacional de Imunizações tem quase 25 anos, foi em 1999, é uma vacina segura e não há nenhuma dúvida sobre isto. Estamos com altos registros de internadas por síndromes gripais, essa medida de iniciar a campanha visa reduzir internações, diminuir a circulação do vírus, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde”, garante.

Quem pode ser vacinar?

Idosos com 60 anos ou mais; Trabalhadores da saúde; Crianças (6 meses a menores de seis anos; Gestantes; Puérperas; Povos Indígenas; Professores; Comorbidades; Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; Trabalhadores portuário; Forças de segurança e salvamento; Forças Amadas; Funcionários do sistema de privação de liberdade; População privada de liberdade com mais de 18 anos de idade; Adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.