Em Mato Grosso do Sul, apagão deixou 99 mil famílias sem energia elétrica em 17 cidades
A interrupção do fornecimento de energia atingiu todos os estados do país e causas ainda são investigadas
Priscilla Peres –
O apagão que afetou cidades em todo o Brasil nesta terça-feira (15) deixou 99 mil unidades consumidoras (imóveis que podem ser residenciais, comerciais ou industriais) sem energia em Mato Grosso do Sul. A interrupção no fornecimento de energia elétrica afetou 17 municípios do Estado por cerca de 30 minutos.
A interrupção no fornecimento de energia elétrica ocorreu entre às 7h30h e 7h57h, horário de Mato Grosso do Sul. As causas do apagão ainda não foram esclarecidas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
De acordo com a Energisa, concessionária de energia em Mato Grosso do Sul, o apagão afetou unidades consumidoras de 17 municípios do Estado. A energia elétrica foi restabelecida em todas as 99 mil unidades afetadas, segundo a empresa.
As seguintes cidades foram afetadas pelo apagão em Mato Grosso do Sul:
- Corumbá (apagão total)
- Bodoquena (apagão total)
- Itaquiraí (apagão total)
- Fátima do Sul (apagão total)
- Vicentina (apagão total)
- Laguna Carapã (apagão total)
- Coxim (apagão parcial)
- Aparecida do Taboado (apagão parcial)
- Miranda (apagão parcial)
- Dourados (apagão parcial)
- Caarapó (apagão parcial)
- Rio Negro (apagão parcial)
- Jardim (apagão parcial)
- Rio Brilhante (apagão parcial)
- Eldorado (apagão parcial)
- Ivinhema (apagão parcial)
- Bonito (apagão parcial)
Apagão sem causa conhecida afetou todo o Brasil
De acordo com nota do Operador Nacional do Sistema Elétrico, houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia.
A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência. O Operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
Até às 12h25, foram recompostos 55% da carga da região Norte e 81% da região Nordeste, 13.500 MW de carga. Recomposição concluída nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Todas as capitais do Nordeste já se encontram com o suprimento de energia normalizado.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.