Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em 3 semanas de campanha, apenas 13% do público-alvo foram imunizados contra gripe em Campo Grande

Ao todo são quase 320 mil pessoas aptas para receber a vacina e a meta é imunizar 90% desse público
Fábio Oruê, Nathália Rabelo -
vacina gripe
Doses estão disponíveis em todas as UBSs (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

A campanha da gripe acontece em desde o dia 3 de abril e apenas 13% do público-alvo foram imunizados contra a Influenza a Capital, conforme a (Secretaria Municipal de Saúde).

Os grupos prioritários são:

  • Idosos com 60 anos ou mais;
  • Trabalhadores da saúde;
  • Crianças de seis meses a menores de seis anos;
  • Gestantes em qualquer idade gestacional;
  • Puérperas até 45 dias pós-parto;
  • Caminhoneiros;
  • População indígena;
  • Profissionais das forças armadas;
  • Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
  • Trabalhadores da educação;
  • Trabalhadores do serviço rodoviário de transporte de passageiros;
  • População com deficiências permanentes;
  • População com comorbidades;
  • Profissionais do sistema penitenciário;
  • Profissionais portuários;
  • População privada de liberdade;
  • Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

De acordo com a Sesau, ao todo são quase 320 mil pessoas aptas para receber a vacina. Quem ainda não se vacinou deve procurar uma das mais de 70 unidades básicas e de saúde da família, espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos de Campo Grande.

Dentre os públicos com a maior cobertura estão os idosos, onde cerca de 21% de todas as pessoas com 60 anos ou mais já receberam a vacina. Em seguida, estão os trabalhadores da educação, com 14,5% de cobertura.

A pasta ressalta que segue as orientações do e que atende, neste momento, todos os públicos elegíveis. Em 2022, apenas 43,4% de todo o público-alvo buscou pela vacinação. 

A vacina disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todas as unidades de saúde da Capital protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, sendo eficaz contra as três formas diferentes de gripe. 

Influenza

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.

Prevenção
Cuidados simples ajudam na prevenção contra a gripe:

  • Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas.
  • Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.
  • Evite tocar a boca e o nariz.
  • Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.
  • Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.
  • Mantenha hábitos saudáveis: coma e durma bem, além de fazer exercícios físicos regulares.

Vacinação Covid-19

Desde o início do mês, pessoas com comorbidades e que que tenham 12 anos ou mais, grávidas e as puérperas que deram à luz há até 45 dias estão aptos a receber a vacina Bivalente contra a Covid-19.

Além destes públicos, o imunizante está disponível também para trabalhadores da saúde, população com 60 anos ou mais, indígenas aldeados e quilombolas a partir dos 12 anos de idade, para isso é necessário o esquema vacinal completo e a última dose ter sido aplicada há pelo menos quatro meses. 

O reforço também está disponível para quem finalizou o esquema primário e tem pelo menos 12 anos de idade. E quem tem 18 anos ou mais e completou o mesmo período após receber o primeiro reforço, já está apto para o segundo. 

Crianças a partir de seis meses se enquadram para iniciar o esquema vacinal. Aquelas iniciaram o esquema com a baby devem receber a segunda dose após um intervalo de quatro semanas e a terceira após oito semanas da dose anterior.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados