A chuva que atingiu regiões de Campo Grande na tarde deste sábado (12) refrescos, apesar de breve. A garoa favoreceu na leve redução das temperaturas, que saiu de 34°C para 31°C, com sensação térmica caiu para 29°C, segundo a estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Moradores dos bairros Rita Vieira, Carandá Bosque, Jardim dos Estados e Centro registraram chuva rápida. A quebra de estiagem de quase 30 dias causou imediato ao calorão registrado nos últimos dias. A umidade relativa do ar subiu de 30% para 35%.

O instituto emitiu alerta de tempestade para a Capital, que pode marcar volume considerável de 20 a 30 milímetros ou hora ou até 50 mm por dia, acompanhada de ventos intensos de 40 a 60 km/h e queda de granizo.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que a chance de chuva está aliada ao avanço de uma frente fria do sul do Brasil e um sistema de pressão atmosférica do Paraguai.

Embora esperada após dias em clima desértico, a maior parte do Estado enfrenta baixa umidade do ar, em níveis preocupantes de 12 a 30%. A condição é favorecida por um bloqueio de um sistema de alta pressão.