Agentes de endemias do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) realizam nesta quarta-feira (29) ação de combate ao no distrito de Itahum. A atividade, que visa eliminar o transmissor da Dengue, e Chikungunya, acontece em parceria com os profissionais da Unidade Básica de Saúde da região.

Na ação, os agentes visitam domicílios com objetivo de orientar moradores sobre a importância de manter e aplicar os cuidados necessários para que se evite o vetor e, com isso, as doenças transmitidas por ele. Os imóveis que forem identificados em situações irregulares serão notificados, conforme prevê a Lei Municipal n° 3965/2016, a “Lei da Dengue”.

“É muito importante que a população receba os agentes de endemias e profissionais da unidade de saúde para vistoria nas residências, apoie e colabore com esse trabalho de fiscalização e também coloque em prática as orientações feitas por eles”, comenta a coordenadora do CCZ, Priscila da Silva.

Durante as atividades, a população ainda terá à disposição a vacina antirrábica para cães e gatos, acima de quatro meses, em ponto fixo na UBS de Itahum, das 8h às 12h.

Casos confirmados

De acordo com o boletim epidemiológico mais recente, publicado pelo Departamento de Vigilância em Saúde, Dourados contabiliza 553 notificações de dengue, sendo 207 casos positivos e um óbito causado pela doença.

Na classificação de risco, o município está no nível 1, considerado de resposta inicial. Até agora não houve casos confirmados de zika ou chikungunya.

Saiba Mais